quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mãos e joelhos são delatores da idade?


Mesmo tentando esconder os sinais com uma estilosa luvinha, as mãos de Madonna denunciam a idade da diva pop

Terror de famosas como Madonna, mãos e joelhos são delatores da idade
Ciça Vallerio
Do UOL, em São Paulo05/08/201308h00

Rosto, coxas e bumbum são os principais focos de preocupação feminina na hora de investir em produtos e tratamentos estéticos. Mas as mulheres se esquecem de incluir nesse pacote as mãos e os joelhos, dois grandes delatores da idade. De nada adianta uma face impecável, sem manchas e com rugas sutis, se as mãos parecem com aquelas de zumbi, com veias e tendões aparentes, além de pele flácida e desidratada. E o que falar dos joelhos com dobras caídas e ressecadas?

Isso é realmente cruel entre as mulheres, que fazem de tudo para barrar ao máximo os sinais do tempo. A boa notícia é que dá para apostar em prevenção, agregando cuidados diários nas mãos e nos joelhos. Porém, são raras ainda aquelas que estão atentas à questão e buscam orientações de dermatologistas. "Para cada dez faces tratadas na minha clínica, apenas uma paciente pede procedimento para as mãos", conta a dermatologista Valéria Campos. "Com relação aos joelhos, a procura é ainda menor. Muitas pacientes não sabem que existem tratamentos para essa região do corpo."

Mas, afinal, por que as mãos e joelhos parecem sofrer mais com a ação do tempo, denunciando a idade real de uma mulher? A médica Valéria explica que a camada da pele chamada derme é composta basicamente por fibras de colágeno e sua espessura varia de acordo com a região do corpo. Nas mãos, como a derme é mais fina, o colágeno está em menor quantidade e, portanto, elas ficam mais suscetíveis ao envelhecimento. O mesmo vale para os joelhos. "A perda muscular natural em todo corpo, que fica evidente depois dos 50, também tem sua parcela de culpa", diz a dermatologista.


Sarah Jessica Parker é outra famosa que, assim como Madonna, sofre com as "mãos de zumbis"

Existe ainda a perda de gordura sob a pele, inerente ao envelhecimento, lembra a dermatologista Silvia Zimbres. "Por isso, as mãos vão ficando finas, deixando veias e tendões visíveis." Para complicar, há a ação de fatores externos. E o sol é o principal vilão. Mais exposta aos danosos raios ultravioletas, as mãos são pouco lembradas na hora de aplicar protetor solar. Razão pela qual, o recomendado pelas médicas é sempre deixar na bolsa e no carro um filtro solar para ser reaplicado constantemente.

O FPS mínimo recomendado para as mãos é de 20, mas as mais precavidas podem apostar naqueles com mais de 30, especialmente no verão. É importante se certificar de que o filtro solar contenha proteção de radiação UVA, raios diretamente responsáveis pelo processo de envelhecimento cutâneo.

Outro agressor comum para as mãos é o contato com produtos químicos, como detergentes e sabões que ressecam a pele. "Por isso, muitas donas de casa têm mãos sensibilizadas", atesta Silvia. "Nesse caso, sempre aconselho minimizar o contato com os produtos de limpeza com o uso de luvas, além de sempre hidratar com cremes potentes, que podem ser prescritos por um dermatologista." No mercado, vale lembrar, já é possível encontrar hidratantes para mãos com filtro solar.

Para casos de envelhecimento mais avançados, o cirurgião plástico Alexandre Barbosa indica três procedimentos para rejuvenescer as mãos. Um deles é o lifting cirúrgico, no qual se retira o excesso de pele que provoca a flacidez. "Dependendo do caso, a incisão é quase imperceptível e pode ser feita na borda lateral da mão ou então na região do pulso", explica o médico.

O segundo procedimento chama-se lipoenxertia: enxerto de gordura das mãos. É indicado nos casos de flacidez, ossos aparentes com veias e tendões visíveis. Nele, há necessidade de aspiração de gordura de outro local do corpo para ser implantada nas mãos, mas o inconveniente é que o organismo pode reabsorver entre 40% e 60% desse enxerto. "Mas sempre alguma quantidade vai persistir, deixando a aparência melhor do que estava antes", conclui Barbosa. Finalmente, a bioplastia lembra a lipoenxertia, só que em vez de se aplicar gordura corporal, se usa polimetilmetacrilato, uma substância derivada do plástico, mais conhecida como PMMA.

SUGESTÃO DO BLOG:



Kit Mãos de Seda Satin Hands®
Você está prestes a ter mãos macias como seda. O Kit Mãos de Seda Satin Hands® Pêssego* é uma coleção de produtos de uso diário para mãos secas e ásperas ficarem instantaneamente macias e suaves em apenas três passos. O Esfoliante para Mãos Satin Smoothie com suave aroma de pêssego limpa e esfolia em um só passo.

O Kit Mãos de Seda Satin Hands® Pêssego é composto por um Esfoliante para as Mãos Satin Smoothie®, um Creme Extra Emoliente e um Creme para as Mãos que hidrata a pele por horas. Os três produtos acompanham uma linda embalagem especial na cor pêssego.

ORDEM DE APLICAÇÃO DOS PRODUTOS:

• Hidratante Extra Emoliente: Aplicar uma pequena quantidade sobre a pele limpa e seca, esfregando  bem, até sentir a mão ligeiramente aquecida. (não enxaguar)
• Esfoliante para as Mãos Satin Smoothie®: Pressionar 1-2 vezes o aplicador do esfoliante. Massageie nas mãos e entre os dedos. Lave bem e seque suavemente.
• Creme hidratante para as Mãos Satin Hands®: Massageie o creme nas mãos e entre os dedos, incluindo a ponta dos dedos e a palma das mãos.




O KIT MÃOS DE SEDA TAMBÉM PODE SER USADO PARA OS PÉS


No exemplo acima, o tratamento é realizado com o Kit Mãos de Seda apenas no pé esquerdo da modelo, e mostra o efeito imediato do tratamento em pés muito ressecado e com rachaduras. Observe que o pé direito que não foi tratado, mantém as mesmas características de pele ressecada, desnutrida e com fissuras visíveis.
A sequencia do tratamento consiste em mergulhar os pés em água morna por pelo menos 10 minutos, em seguida esfoliar com equipamentos apropriados para remover calosidades e na falta destes pode-se usar pedra pomes, enxugar e com os pés secos aplicar uma pequena quantidade do EXTRA EMOLIENTE e massagear por pelo menos 3 minutos Em seguida, aplicar uma pequena quantidade do sabonete em gel esfoliante e massagear tb por pelo menos 3 minutos tentando remover o máximo possível de células mortas. Enxaguar com água corrente e enxugar depois delicadamente. E por ultimo, aplicar uma pequena quantidade do hidratante, suficiente para deixar a pele bem macia e hidratada, massageando e espalhando por toda a extensão dos pés.

Um comentário:

Tire suas dúvidas aqui nos comentários...