DOS 20 AOS 60


Controle aos 20

Nessa etapa, é preciso combater a oleosidade excessiva para acabar com os poros dilatados, o brilho exagerado, a acne e as manchas que elas podem causar.



























Hidratação e limpeza

Se não fossem os poros dilatados e a produção excessiva de sebo, que contribui para o aparecimento da acne, provavelmente nenhuma mulher de 20 anos teria do que reclamar da pele. Pudera! O contorno do rosto continua bem definido, não há sinal de flacidez e a renovação celular acontece a todo vapor. "O que pouca gente sabe é que mesmo esses probleminhas poderiam ser resolvidos rapidamente com uma boa hidratação, já que, em muitos casos, a oleosidade funciona como uma resposta ao ressecamento", diz o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo, que recomenda produtos à base de ácido hialurônico, aquaporine ou aquaxyl. "Melhor ainda se o creme trouxer zinco, que reduz a atividade das glândulas sebáceas, e peróxido de benzoíla, hamamélis ou ácidos glicólico ou retinoico, que combatem a acne", completa o médico. Mas atenção: para o hidratante funcionar direito, é essencial limpar a pele duas vezes ao dia. A dermatologista Catarina Capela, de São Paulo, sugere usar dois tipos de sabonete: um com ácido salicílico pela manhã, para diminuir a oleosidade, e outro com ácido mandélico ou glicólico à noite, para não ressecar o rosto além da conta. "De dia, na sequência, aplique um tônico sem álcool para equilibrar a pele e protetor solar em gel ou oil free. À noite, o filtro deve dar lugar aos ácidos glicólico, mandélico ou salicílico, que desobstruem os poros e secam as espinhas", explica a especialista. Para finalizar, duas vezes por semana faça uma esfoliação com sabonete ou outro produto específico para o rosto. Agende também uma limpeza com a esteticista a cada 15 dias se tiver acne - caso contrário, uma a cada 30 ou 45 dias é suficiente. "Mas, se a espinha estiver ativa, primeiro será preciso controlá-la. Uma boa solução é o laser de luz azul e vermelha, para reduzir a atividade da glândula sebácea e a inflamação, respectivamente", afirma Marcelo.



Apague as manchas de acne

Tanto as avermelhadas quanto as mais escuras têm solução e os primeiros resultados podem ser notados a partir da terceira semana de tratamento.



Cosmético clareador

O produto é indicado para as manchas escuras que surgem depois de apertar a pele para tentar extrair cravos ou espinhas. "Normalmente, são associados na fórmula ácidos que estimulam a renovação celular, como o glicólico e o retinoico, e substâncias despigmentantes, caso da hidroquinona, da vitamina C, dos ácidos kójico e fítico e dos retinaldeídos", diz o dermatologista Marcelo Bellini. Use uma vez à noite, por três meses.

Peelings

O de ácido salicílico a 30% é outra opção para as manchas escuras - de bônus, reduz os cravos e controla a oleosidade. A sessão é rápida: o médico espalha o ácido no rosto todo da paciente e o remove após um minuto. Quarenta e oito horas depois, a pele começa a descamar, e isso pode durar até dois dias. Já para eliminar manchas avermelhadas de acne, o mais indicado é o peeling de ácido glicólico na concentração de 40% a 70%. Mais suave do que o primeiro, deve ficar em contato com a pele por cinco minutos para estimular a renovação celular. Número de sessões - Cinco, com intervalo de 15 a 30 dias entre elas, no caso do peeling de ácido salicílico, e de três a cinco aplicações, sendo uma por semana, para o de ácido glicólico.

Laser fracionado

Para os casos mais graves, a solução pode estar no pixel, laser capaz de aquecer a derme sem destruir totalmente o tecido. Resultado: além de estimular a produção de colágeno e elastina e o aparecimento de uma nova pele, eliminando as manchas, o aparelho acelera a cicatrização - mesmo assim, a área tratada fica vermelha por cinco dias e as casquinhas caem sozinhas após dez. Vale lembrar que os disparos do laser doem, mesmo com pomada anestésica. Número de sessões: duas, sendo uma por mês.

Alimentos da juventude

Como nessa faixa de idade os problemas com a pele são mais simples, eles podem ser facilmente resolvidos no prato!

Romã

Se você já tem o hábito de comer a fruta no Dia de Reis para atrair sorte, estenda a tradição pelo menos até o término do verão. É que estudos mostram que os ativos antioxidantes da romã, caso do ácido elágico e do protocatequínico, presentes na casca, nas sementes e na parte branca da fruta, reforçam a proteção celular contra a radiação ultravioleta - na prática, eles podem adiar o aparecimento de rugas, manchas e flacidez.
Quanto consumir - 1 unidade ou 1 copo (200 mililitros) de suco por dia.

Aveia

Acrescentá-la ao leite, à fruta, ao bolo ou à sopa conta pontos para a beleza, especialmente para quem sofre com espinhas. "Por ser fonte de zinco e fibras, o cereal favorece a cicatrização da pele e o trânsito intestinal e, por sua vez, a eliminação das toxinas, que pioram a inflamação", conta a nutricionista Fernanda Machado Soares, de Petrópolis (RJ). A especialista também indica a aveia para quem deseja fortalecer o cabelo ou prevenir o envelhecimento precoce.
Quanto consumir - 1 colher (sopa) diariamente.

Chocolate amargo

A guloseima pode evitar o aparecimento das linhas finas antes da hora. Isso porque é rica em flavonoides, substâncias que reduzem a perda de água pela pele e protegem as fibras de colágeno e elastina da ação dos radicais livres. A condição é que você escolha o tipo amargo, que traz muito mais antioxidantes do que a versão ao leite ou branca, e não exagere na quantidade, por causa das calorias.
Quanto consumir - 1 barra (30 gramas) por dia.

Carne bovina

Segundo Fernanda, a proteína animal atua na reparação e na regeneração celular, o que ajuda a manter a firmeza da pele e o tônus muscular - isso é importante principalmente depois dos 25 anos, quando a produção das fibras de colágeno reduz 1% ao ano. Como a carne vermelha ainda traz ferro, evita que as unhas quebrem facilmente ou demorem a crescer.
Quanto consumir - 3 bifes magros por semana.

Acerte no protetor solar

A regra número 1 para o clareamento da mancha de acne, independentemente do método escolhido, é aplicar o filtro a cada quatro horas. "O produto é obrigatório durante o tratamento e até três meses depois dele. Afinal, a pele está sensível e qualquer solzinho pode fazer a mancha voltar", avisa a dermatologista Catarina Capela. O FPS 15 costuma dar conta do recado desde que você não exagere na exposição ao sol nem seja muito branquinha. Não é o seu caso? Então, o mais seguro é o 60. Em tempo: o FPS 2 indica que o produto bloqueia metade da radiação solar; o 4, 75%; o 15, 94%; o 30, 96%, e o acima de 60, 99%. "Ainda não inventaram um protetor que consiga barrar 100% dos raios. Daí a importância de evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas, usar chapéu de aba larga e ficar à sombra o máximo de tempo possível", afirma Marcelo Bellini. Para quem ainda não se livrou das espinhas, ele recomenda escolher versões em gel ou oil free, pois ajudam a controlar a oleosidade e não deixam o rosto brilhante e com aspecto de sujo.


Prevenção aos 30

Radicais livres, manchas escuras de depilação e perda da firmeza. É contra eles que você tem que lutar nessa fase da vida para adiar ao máximo o aparecimento dos primeiros sinais do envelhecimento, que podem acrescentar uns bons anos ao seu RG.






















Cuidados específicos

Na casa dos 30, a pele continua tendo boa quantidade de colágeno e elastina e os hormônios estão em alta. As manchas de depilação e de sol, porém, começam a querer dar o ar da graça. O negócio, então, é se antecipar a elas tomando alguns cuidados simples, como limpar, tonificar e hidratar o rosto duas vezes ao dia e aplicar protetor solar com FPS 20, no mínimo. Para quem tem pele oleosa ou mista, o sabonete com calêndula ou hamamélis é uma boa pedida, pois ajuda a controlar a produção de sebo. Já para a seca, sensível ou normal, a melhor opção é a aloe vera, que tem propriedades emolientes e cicatrizantes. "Quanto a hidratantes, indico para as maiores de 30 os enriquecidos com vitamina C a 10%. Nessa concentração, o creme consegue clarear as marcas, reduzir a ação dos radicais livres e, consequentemente, frear a formação de rugas", diz o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo. Agora, se você abusou do sol, não controla o stress, se alimenta mal, dorme pouco, tem olhos e pele claros e históricos de flacidez na família, provavelmente vai ter que ampliar os cuidados - senão, pode ganhar manchas e pés de galinha, que normalmente só seriam vistos depois dos 40! Nesse caso, inclua no ritual diário um creme para a área dos olhos à base de gingko biloba ou soja, por exemplo, que deve ser aplicado duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. "Essa região está mais propensa ao envelhecimento, pois a pele é bem mais fina do que a do restante do rosto e tem menos glândulas sebáceas", justifica a dermatologista Denise Barcelos, do Rio de Janeiro. E atenção: o álcool e o cigarro são outros fatores que fazem você parecer mais velha. Isso porque a bebida causa inchaço, especialmente nas pálpebras, enquanto o fumo pode aumentar em até 4,7 vezes a quantidade de rugas em relação às não fumantes da mesma raça, sexo e idade.

Apague as manchas de depilação

Os procedimentos mais eficazes para combater as marcas escuras em áreas sensíveis, como buço, axila e virilha.

Cosmético clareador

Basta aplicar o produto sobre a mancha. Geralmente, são indicadas substâncias clareadoras suaves, que podem ser usadas inclusive de dia, como calêndula, extrato de semente de girassol, arbutin, licorice e os ácidos linoleico e kójico. Esses ativos aceleram a renovação natural da pele, removendo as células escuras com resultados visíveis a partir de quatro semanas de uso.
Número de aplicações - Uma vez ao dia.

Peelings seriados

Como o próprio nome diz, são feitos em várias etapas para agredir menos o tecido cutâneo e não atrapalhar a rotina da paciente. "Como aos 30 anos as manchas ainda não são tão intensas, dá para uniformizar o tom da pele com os peelings de cristal e de ácido retinoico a 5%. Mas eles devem ser aplicados no mesmo dia, um após o outro, e enxaguado em casa, cerca de seis horas depois", conta o dermatologista Adilson Costa.
Número de sessões - Entre oito e dez, com intervalo de dez dias entre elas.

Laser

O de thulium, que desembarcou no Brasil há seis meses, promete clarear até 70% das manchas na primeira sessão. "Além disso, melhora a textura da pele e corrige vasinhos e linhas finas", diz a dermatologista Denise Barcelos. A explicação, segundo ela, está nos milhões de feixes de luz que, ao ser disparados, eliminam células mortas e pigmentos escuros sem destruir a epiderme, o que acelera a cicatrização. "Após a aplicação, que costuma causar um ligeiro desconforto, a área tratada fica áspera e surgem pequenos pontos pretos, que desaparecem em até dez dias", avisa a médica.
Número de sessões - De uma a três, com intervalo de 30 dias entre elas.


Alimentos da juventude

Para prolongar o efeito do tratamento estético, faça uma dieta rica em antioxidantes, que estimula o colágeno e favorece a retenção de água na pele



Cereais integrais

Eles são fontes de vitaminas E, que favorece a hidratação, e do complexo B, essenciais para a manutenção e a renovação das células e a regulação da produção sebácea. "A turma do trigo e do arroz ainda contribui com magnésio, cobre, silício e manganês. O primeiro preserva o toque macio; o segundo e o terceiro aliviam a acne e estimulam a produção das fibras de sustentação e de elasticidade; e o quarto combate os radicais livres", diz a nutricionista Janice Chencinski, de São Paulo.
Quanto consumir - 3 porções diárias, sendo que cada uma equivale a 2 1/2 colheres (sopa) de farelo de aveia, 2 fatias de pão de fôrma integral e 6 colheres (sopa) de arroz integral.

Papaia

Meia unidade fornece a cota diária de vitamina C, cerca de 50% da de vitamina A e 10% da quantidade de fibras recomendada para uma mulher de 30 anos. Por que você precisa desses nutrientes? Para melhorar a imunidade e, com isso, prevenir infecções na pele, estimular a síntese de colágeno e elastina e deixá-la com um bronzeado mais bonito e duradouro.
Quanto consumir - 1/2 unidade por dia.

Castanha-do-pará

Trata-se da principal fonte de selênio, mineral com ação antioxidante que ajuda a manter os radicais livres sob controle - em excesso, eles aceleram o envelhecimento. "Outro destaque desse petisco é o zinco, componente essencial das enzimas que promovem a elasticidade e a regeneração cutânea e cuja carência pode levar ao aparecimento da acne", completa a nutricionista Janice Chencinski.
Quanto consumir - 1 unidade por dia.

Salmão

O peixe de água fria é, ao lado do atum, do arenque e da sardinha, uma importante fonte de proteína, macronutriente fundamental para a formação e manutenção dos tecidos. Mais: é rico em ômega 3, um tipo de gordura boa que não é produzida pelo corpo e ajuda a minimizar a aparência de linhas finas e rugas e garantir o bom funcionamento das células.
Quanto consumir - 2 porções médias por semana.


Acerte no rpotetor solar

O produto ideal aos 30 anos é aquele que oferece proteção UVA, FPS 20 pelo menos e agentes antioxidantes. Essa combinação evita que o sol faça as manchas de depilação voltarem ou ficarem ainda mais escuras. Isso acontece porque os raios ultravioleta não só são atraídos pelos pigmentos marrons das marcas como também pelos vermelhos, que aparecem quando a pele fica irritada devido à retirada dos pelos. Mais um estímulo para usar o filtro religiosamente no rosto e na quantidade certa - leia-se o equivalente a dois feijões: "Nessa faixa etária, a mulher produz muitos radicais livres porque precisa se desdobrar numa jornada tripla, além de estar mais exposta à poluição, à fumaça do cigarro e ao stress", diz Adilson Costa. Sempre é bom lembrar que na praia o fator de proteção solar tem de ser bem maior, pelo menos 50. "Esse mesmo FPS deve ser usado durante o tratamento contra as manchas. Além disso, dê preferência a um protetor que seja livre de álcool, já que a pele vai estar mais irritada, inflamada e sensível", completa ele.



Atitude aos 40 (TimeWise)

O momento pede que você mude as estratégias - leia-se usar mais cremes e em concentrações mais altas, além de aumentar o FPS do protetor - para combater inimigos de peso, como manchas de sol, queda dos hormônios e flacidez.



Proteção de dia, ácido de noite

Nessa fase da vida, a pele revela quem usou protetor solar direitinho, abusou do sol, está se aproximando da menopausa, fez tratamento estético ou relaxou com o cosmético. "Aos 40 anos, é raro encontrar alguém sem nenhum dano causado pelo sol, como manchas, rugas, vasinhos ou flacidez. Mas os sinais são bem mais intensos em quem não tomou os cuidados adequados", diz a dermatologista Doris Hexsel, de Porto Alegre. O sol não é o único vilão: a queda natural dos hormônios femininos contribui para a perda do viço, da hidratação, firmeza e elasticidade. "As rugas de expressão também ficam mais evidentes. Afinal, são quatro décadas sorrindo, franzindo a testa, fazendo biquinho e cara de brava", lembra a dermatologista Flávia Martelli, de São Paulo. A boa notícia é que todos esses sinais podem ser minimizados. O primeiro passo é usar sabonete, tônico, hidratante, creme para a área dos olhos e protetor solar toda manhã, nessa ordem. À noite, alterne creme firmador e ácido retinoico ou glicólico para combater a flacidez e estimular a renovação celular, respectivamente. "Uma vez por semana é importante fazer também uma esfoliação para eliminar células mortas e, a cada seis meses, aplicar toxina botulínica para suavizar rugas e vincos", conta Flávia Martelli. Para completar o ritual de cuidados, invista num cosmético para o contorno dos lábios, já que a região tem poucas glândulas sebáceas e, por isso, apresenta maior tendência ao ressecamento e aparecimento de linhas finas. Os mais recomendados são os produtos com elastina, que auxilia na sustentação da pele; vitamina E, por ser um excelente antioxidante; e ácido hialurônico, que favorece a hidratação. Se ainda não incorporou hábitos saudáveis, como seguir uma dieta equilibrada, não fumar, dormir bem e ingerir bastante líquido, o momento é agora - isso pode ser decisivo para manter a pele saudável e com aparência mais jovem pelos próximos anos!

Apague as manchas de sol

Para clarear os sinais castanhos e evitar que eles tornem a incomodar, é preciso apelar para tratamentos potentes ou até mesmo associá-los.



Cosmético clareador

A combinação de fluocinolona acetonida a 0,01%, hidroquinona a 4% e tretinoína a 0,05% serve tanto para clarear progressivamente as manchas quanto para evitar que elas voltem a aparecer. "Esses ativos são mais poderosos do que os indicados aos 20 ou 30 anos. Por isso, não podem ser prescritos para grávidas e obrigatoriamente devem ser associados a um filtro solar com amplo espectro e FPS 60, no mínimo", avisa a dermatologista Flávia Martelli.
Número de aplicações - Uma vez ao dia (de preferência à noite) por, no mínimo, oito semanas.

Luz intensa pulsada

É indicada para quem, além de clarear as manchas, quer combater as rugas e a flacidez. Isso porque a energia tem a capacidade de aquecer e destruir o pigmento e estimular a produção e a contração do colágeno, tudo ao mesmo tempo e sem provocar dor. No lugar das manchas, surgem casquinhas, que caem em sete dias.
Número de sessões - Varia de quatro a cinco, sendo uma por mês.

Laser fracionado

O tratamento é, literalmente, uma luz no fim do túnel para mulheres com mais de 40 anos que já tentaram apagar as manchas com cremes clareadores e peelings superficiais sem sucesso. Funciona assim: o laser desativa os melanócitos, que são as células produtoras da melanina, e faz microperfurações no rosto, que estimulam o surgimento de uma pele novinha em folha, sem manchas ou flacidez. "Como o laser não destrói 100% o tecido, as reações como descamação, vermelhidão, ardor e formação de crostas são mais leves e a cicatrização é acelerada", explica a dermatologista Doris Hexsel.
Número de sessões - Varia entre três e quatro, com intervalos de um ou dois meses entre elas.

Alimentos da juventude

Aos 40 anos, o ideal é investir em itens que, além de proteger as células contra o stress, a poluição e os radicais livres, garantem o bom funcionamento delas.



Frutas vermelhas

Apesar de pequenos, uva, açaí, acerola, jabuticaba, morango, cereja e framboesa trazem doses generosas de vitamina C e fitoquímicos, como antocianina e licopeno. Juntos, esses ativos combatem os processos inflamatórios que destroem as células e aceleram o envelhecimento.
Quanto consumir - 2 porções por semana, sendo que cada uma equivale a 15 uvas ou 10 morangos ou 10 cerejas ou 1 polpa de açaí.

Folhas verde-escuras

A lista de benefícios das verduras é extensa. Mas, para as mulheres maduras, basta saber que elas são fonte de betacaroteno, substância precursora da vitamina A que está envolvida na renovação celular, na manutenção do colágeno e cuja carência pode deixar a pele opaca e ressecada. "O consumo regular dessas folhas ainda ajuda a repor os níveis de cálcio e magnésio, que combatem a flacidez", diz a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro. Não gosta de couve? Tudo bem, dá para trocar por espinafre, bertalha, agrião, rúcula, escarola...
Quanto consumir - 2 porções diárias, sendo que cada uma equivale a 1 xícara da verdura crua ou 1/2 da cozida.

Azeite de oliva extravirgem

Um trabalho publicado no International Journal of Cosmetic Science mostrou que a oleuropeína, um dos 30 compostos fenólicos presentes no azeite, deixa a pele mais resistente à radiação ultravioleta e evita a perda de água. "Já está comprovado também que a vitamina E e o ômega 9 encontrados no óleo favorecem a hidratação e a nutrição celular e afastam os radicais livres", diz Tamara.
Quanto consumir - 2 colheres (sopa) por dia.

Acerte no protetor solar

Tratamento para manchas de sol e filtro solar têm que andar de mãos dadas; senão, você corre o risco de perder tempo, dinheiro e, pior, agravar o problema. "Como o despigmentante atua de forma lenta e gradativa, sua ação pode ser facilmente anulada pela radiação ultravioleta", avisa Doris Hexsel. Para as morenas e negras que já entraram para o time dos "enta", a dermatologista recomenda usar no dia a dia FPS 20 e, para as mais branquinhas ou que mancham com facilidade, 60. A reaplicação deve ser feita três vezes ao dia, religiosamente. "Agora, quem vai para a praia e está fazendo sessões de laser ou usando algum creme clareador em casa tem que adotar um filtro com FPS 50, 60 ou até mesmo 100, dependendo do tipo de pele, e aplicá-lo de duas em duas horas", completa Flávia Martelli. Por garantia, escolha um produto que traga no rótulo a inscrição "muito resistente à água" - de acordo com a legislação brasileira, eles protegem durante 80 minutos, o dobro do tempo dos "resistentes à água", mesmo que você nade ou transpire.

Mais ação aos 50 (TW Repair)

É possível, sim, exibir uma pele sem manchas hormonais, lisinha e viçosa nessa faixa etária. Mas isso vai exigir mais dedicação do que você tinha aos 30. Afinal, a barreira de proteção e a firmeza cutânea já não são mais as mesmas.











Rosto, colo e pescoço.

Não é regra, mas o rosto da mulher com mais de 50 anos costuma apresentar manchas escuras, excesso de pele, ressecamento e perda de brilho e volume. Geralmente, o pescoço acompanha essas transformações com o surgimento de rugas horizontais e o acúmulo de gordura na papada. Segundo o dermatologista Omar Lupi da Rosa Santos, do Rio de Janeiro, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a explicação está no afinamento e na redução da barreira hidrolipídica da pele e no tempo de exposição ao sol, à poluição, ao cigarro e aos radicais livres. "Completa a lista de ‘vilões’ a queda natural na produção das fibras de sustentação", diz o médico. Diante desse quadro, é preciso lançar mão de produtos multifuncionais, como um sabonete rico em óleos vegetais, que confere hidratação; tônico em forma de água termal, que acalma a pele; e protetor solar com ativos antioxidantes. Três vezes por semana é indicado passar, à noite, ácido glicólico, kójico, retinoico ou salicílico para provocar uma descamação suave e estimular o colágeno. "Nos outros dias, apele para hidratantes potentes, como hyalufix ou óleo de argan. Eles vão ajudar a atenuar as linhas finas, fechar os poros e dar uma leve clareada nas manchas", afirma a dermatologista Fernanda Casagrande, de Farroupilha (RS). Com o avanço da idade, alguns tratamentos que antes eram prescritos uma vez ou outra agora devem ser feitos com regularidade. É o caso do peeling de cristal, indicado a cada três meses para eliminar células mortas, cujo acúmulo deixa o rosto opaco e dificulta a ação dos cosméticos. "O uso da toxina botulínica para alisar as rugas dinâmicas, aquelas formadas pela movimentação dos músculos, passa a ser semestral, e o preenchimento com ácido hialurônico no sulco nasogeniano, mais conhecido como bigode chinês, uma vez por ano", explica Fernanda.

Apague as manchas hormonais

Os melasmas têm dois inconvenientes: são difíceis de clarear e podem voltar rapidamente. Mas dá para se livrar deles combinando técnicas que atacam em várias frentes.



Cosmético clareador

A estrela aqui é a hidroquinona a 4% (acima dessa concentração, ela irrita a pele e, abaixo, não funciona). "O produto também é indicado para bloquear a produção de melanina em mulheres de 30 e 40 anos. A diferença é que nas de 50 ele é apenas parte do tratamento", esclarece a dermatologista Fernanda Casagrande. Ela lembra que a substância só pode ser usada por até seis meses para não haver o risco de ela matar os melanócitos, que são os produtores da melanina, e provocar manchas brancas irreversíveis.
Número de aplicações - Duas vezes por dia por, no máximo, seis meses.

Peeling

O mais indicado é o cosmelan, que associa ácidos que promovem a renovação celular, caso do retinoico e do salicílico, e ativos despigmentantes, como o kójico e o fítico. "Os dois primeiros descamam a pele, facilitando a penetração dos outros dois, que destroem o pigmento escuro", explica a médica.
Número de sessões - Cinco, sendo uma a cada 15 dias.

Laser de erbium fracionado

É outro tratamento conhecido das mais jovens, só que nesse caso ele vem cerca de 30% mais potente e com maior número de aplicações (são cinco contra três, em média). Funciona assim: o aparelho dispara feixes de luz da espessura de um fio de cabelo que, ao penetrar profundamente no tecido, criam uma coluna de coagulação que vai expulsando o pigmento aos poucos.
Número de sessões - Cinco, sendo uma por mês.

Alimentos da juventude

Use e abuse de ingredientes com dupla função, ou seja, que estimulam a produção de colágeno e combatem os radicais livres.

Laranja

Você ganha pela presença da vitamina C, do betacaroteno e do ácido fólico: o primeiro tem ação antioxidante e participa do processo de formação do colágeno; o segundo fortalece a pele contra a radiação ultravioleta; e o terceiro protege e repara o DNA e melhora a renovação celular, o que contribui para suavizar as rugas. "Para garantir todos esses benefícios, coma a fruta logo após descascá-la, pois a vitamina C é sensível ao calor, à luz e ao oxigênio", avisa a nutróloga Cristiane Ognibene, de São Paulo.
Quanto consumir - 2 unidades por dia.

Arroz integral

O silício é o grande atrativo desse alimento para as mulheres que já ultrapassaram a marca dos 50 anos. "Afinal, ele atua na produção das fibras de sustentação e de elastina e favorece a nutrição celular", garante Cristiane. Vale lembrar que a versão integral do arroz ainda traz magnésio, mineral cuja carência pode acelerar o envelhecimento dos fibroblastos, que são as células produtoras do colágeno e da elastina.
Quanto consumir - 3 colheres (sopa) por dia.

Amêndoa

O petisco garante boas doses de manganês e cobre, dois minerais essenciais para a produção da enzima superoxidodismutase, que tem a capacidade de desarmar os radicais livres dentro das células. "Com isso, as mitocôndrias conseguem produzir mais energia, o que agiliza o processo de reparação celular", diz a nutróloga Tamara Mazaracki. Além disso, a amêndoa é fonte de vitamina B2, que favorece a oxigenação e auxilia outra enzima, a glutationa, a proteger a pele.
Quanto consumir - 2 unidades por dia.

Iogurte

Não são apenas os ossos e os dentes que se dão bem com o alimento. A pele também se beneficia, pois o iogurte é fonte de zinco e vitaminas A e do complexo B, que melhoram a qualidade do tecido cutâneo, fortalecem as unhas e diminuem a queda capilar.
Quanto consumir - De 1 a 2 potes por dia.

Acerte no protetor solar

O produto não pode simplesmente barrar os raios ultravioleta: é preciso ainda combater o ressecamento da pele e ter ação anti-idade. O FPS também tem que aumentar: 30 na cidade e acima de 60 no litoral ou na piscina. Outro cuidado é o de espalhar o equivalente a dois feijões do filtro no rosto. "Essas precauções são necessárias por causa da maior tendência à flacidez cutânea e porque os melasmas pigmentam com muita facilidade; às vezes, somente com o calor da radiação infravermelha", justifica Fernanda Casagrande. Ela lembra que esse tipo de mancha pode aparecer por três fatores: genético, hormonal ou devido à exposição solar. "O protetor praticamente anula um desses fatores. Com isso, o aparecimento das manchas é muito menor", completa. Para reforçar a proteção, a dermatologista Doris Hexsel, de Porto Alegre, ensina a usar base ou pó com FPS 15, pelo menos, e retocá-los a cada quatro horas. "Eles são tudo de bom, pois têm textura agradável, aderem bem à pele, oferecem boa cobertura e são fáceis de aplicar", diz a médica.

Disciplina aos 60 (TW Repair)

Beleza, saúde e bem-estar têm que caminhar juntos nessa fase e fazer parte do seu dia a dia para que manchas, vincos e flacidez não fiquem tão intensos e a maturidade seja conferida só nas suas atitudes.



Contra-ataque

A pele é um dos órgãos que mais sentem - e mostram - a ação do tempo. E entender isso é fácil: além do envelhecimento intrínseco, que é o desgaste natural do organismo e está relacionado à genética, há o extrínseco, que varia conforme a exposição ao sol e ao cigarro, o tipo de dieta, os níveis de stress e até a quantidade de exercício físico que você fez ao longo da vida. "São todos esses fatores que vão determinar o ritmo da fabricação de colágeno e elastina e da renovação celular, a produção de sebo, a distribuição da gordura no rosto e, consequentemente, o grau de ressecamento e flacidez e o aparecimento de rugas, manchas e vasinhos", esclarece a dermatologista Christine Guarnieri, de São Paulo. O simples fato de ser mulher também faz diferença: segundo os especialistas, envelhecemos cerca de dez anos antes que os homens porque eles têm a pele mais oleosa, maior quantidade de colágeno e não apresentam tanta oscilação hormonal. É por essa razão que os cuidados com a face, o colo e o pescoço aos 60 anos precisam ser inseridos na rotina assim como escovar os dentes e tomar banho. E isso inclui higienizar, tonificar, hidratar, nutrir e proteger a pele contra o sol duas vezes ao dia - a única diferença é que, à noite, você deve substituir o hidratante e o protetor por um creme anti-idade à base de vitaminas C e E e ácidos, caso do retinoico e o glicólico. "Os cosméticos que ainda trazem DMAE, argireline ou tensine também são recomendados, pois promovem efeito lifting imediato, atenuando as rugas", diz a dermatologista Leila Mussa Gazi, de Três Lagoas (MS). Já a limpeza de pele profissional, para remover os comedões e melhorar a absorção dos cosméticos, é indicada uma vez por mês. A toxina botulínica e o preenchimento com ácido hialurônico também são bem-vindos: a primeira é indicada a cada seis meses e o segundo a cada oito.

Apague as manchas senis

Invista em tratamentos que, além de combater as marcas acastanhadas, maiores e mais irregulares do que as sardas, suavizam rugas e melhoram a pele como um todo.

Cosmético clareador
Serve para afinar a pele, deixando-a mais suscetível à ação dos demais tratamentos. Os queridinhos dos dermatologistas são os ácidos retinoico e glicólico e a dupla hidroquinona e vitamina C, que inibe a produção do pigmento escuro. Geralmente, eles são usados à noite, de forma alternada, e exigem um filtro solar potente, como o 60, durante o dia.
Número de aplicações - Toda noite, por até seis meses.

Peeling

Segundo a dermatologista Leila Mussa Gazi, a associação dos ácidos retinoico a 5% e tricloroacético deixa a pele mais lisinha e uniforme a partir da segunda aplicação - isso porque eles aceleram a velocidade de renovação celular, que, com o passar do tempo, diminui. "O retinoico deve ser aplicado no rosto todo, enquanto o tricloroacético apenas na mancha", diz a médica.
Número de sessões - Entre três e seis, sendo uma a cada 15 dias.

Luz intensa pulsada

O aparelho não é tão potente quanto o laser, mas, como trabalha com diferentes comprimentos de onda, consegue clarear manchas superficiais e profundas e ainda melhora o tônus da pele. Outra vantagem é que ele agride menos o rosto, o que permite ao médico tratar vários sinais na mesma consulta. Em tempo: três dias após o procedimento, surgem casquinhas no lugar das manchas, que caem sozinhas em sete dias.
Número de sessões - Varia de quatro a cinco, sendo uma por mês.

Laser

Há várias opções, desde as que tratam apenas a mancha, como o laser de rubi e o Nd:Yag, até aquelas que uniformizam o tom da pele e atacam outros sinais do fotoenvelhecimento, caso do fracionado. Como escolher? Na verdade, quem faz isso é o médico, que avalia o tipo de pele, o histórico do problema, o tempo de recuperação e a sua sensibilidade à dor. Depende também de quanto você está disposta a pagar.
Número de sessões - Cinco, uma por mês.

Alimentos da juventude

A palavra de ordem nessa fase da vida é adotar um cardápio colorido. Assim, você garante dose extra de antioxidantes que vão beneficiar a pele e a saúde.
Vegetais roxos A turma da berinjela, da beterraba, da alface e do repolho roxos contém antocianina, pigmento antioxidante que preserva as fibras de sustentação e de elasticidade da pele. Na prática, eles evitam o aparecimento de novas rugas, linhas finas e flacidez.
Quanto consumir - 1 porção por dia, o que equivale a 1/2 berinjela com casca, 1 beterraba pequena ou 1 prato (sobremesa) de repolho ou alface roxo.

Tomate

O destaque, claro, vai para o licopeno, que fortalece a pele contra os radicais livres produzidos pelo cigarro, sol, stress e ginástica em excesso e atua na prevenção de 11 tipos de câncer. De quebra, o fruto preserva os neurônios e colabora para o fortalecimento dos dentes e a recuperação dos músculos após a atividade física.
Quanto consumir - Pelo menos 1 unidade média por dia.

Linhaça

A semente, rica em ômegas 3 e 6 e fibras, também combate os radicais livres e melhora a aparência cutânea. Além disso, reduz o colesterol ruim, ajuda no controle da pressão arterial e reforça o sistema imunológico. "Como a casca da linhaça é muito dura, há necessidade de triturá-la pouco antes do consumo para que organismo consiga absorver os nutrientes. Caso contrário, ela pode passar intacta pelo estômago e o intestino", avisa a nutricionista Suzana Bonumá, de São Paulo.
Quanto consumir - 1 colher (sopa) por dia.

Soja

Por trás da indicação do grão, estão as isoflavonas, que agem de forma semelhante ao hormônio feminino estrogênio e, por isso, favorecem a produção de colágeno. A soja ainda fornece proteína e vitamina E: a primeira é fundamental para o fortalecimento e manutenção dos músculos (o que minimiza a flacidez) e a segunda afasta os radicais livres e faz bem para o sistema imunológico.
Quanto consumir - 1 porção por dia, o que equivale a 2 colheres (sopa) de soja ou 2 quadrados grandes de tofu ou 2 hambúrgueres de soja.

Acerte no protetor solar


Não é porque até os 20 anos uma pessoa já se expôs a cerca de 75% de todo o sol que ela vai tomar ao longo da vida - sim, há pesquisas que comprovam isso -, que você pode relaxar na aplicação diária do filtro. "Aos 60 anos, a pele está mais fina e fragilizada por causa dos raios ultravioleta e sujeita a ganhar novas manchas. Por esse motivo, a recomendação é usar protetor com amplo espectro, ou seja, que ofereça proteção contra a radiação UVA e UVB e tenha FPS mínimo de 30", lista a dermatologista Christine Guarnieri. Leila Mussa Gazi recomenda ainda que o produto seja enriquecido com ativos derivados da soja. A explicação é que eles auxiliam no aspecto geral do rosto, como viço, hidratação, maciez e firmeza. "Para quem tem manchas senis, uma boa notícia: estudos recentes demonstram que os pigmentos do protetor solar tonalizante conseguem aumentar a barreira física contra o sol. Além disso, intensificam a refração da luz, sem contar que disfarçam as marcas na hora, como se fossem uma maquiagem", afirma Leila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas aqui nos comentários...