GLOSSÁRIO DA BELEZA





















A Ácido Glicólico


Encontrado na cana-de-açúcar, o ácido glicólico é muito usado por dermatologistas para leves esfoliações da pele. Ele hidrata, aumenta o colágeno e ainda ajuda outras vitaminas a penetrarem na pele, por isso pode ser usado junto com Vitamina C, por exemplo. Além disso, ajuda também a prevenir o envelhecimento e deixa a pele lisinha e uniforme. Muitas vezes é usado para tratar manchas e cicatrizes de espinhas. Como é um ácido bem mais leve que o retinóico, até dá para tomar sol durante o tratamento, mas em horários restritos e sempre com protetor solar.


Ácido Hialurônico


É o ácido responsável pela característica lisa, elástica e jovem da nossa pele. Segundo estudos, com o passar dos anos, a falta dele causa ressecamento, como as rugas profundas. Mas graças aos avanços da biotecnologia, é possível aplicar o ácido hialurônico para preencher essas rugas. Como o resultado dura cerca de um ano, a aplicação virou sensação nas clínicas de estética, e dermatologistas e cirurgiões plásticos usam de ácido hialurônico para preencher as rugas ou sulcos (é bastante eficiente para minimizar o chamado "bigode chinês" ou "rosto entre parênteses") 


Ácido Retinóico


Ajuda a esfoliar a pele e ainda estimula a produção de colágeno, dando um aspecto de firmeza. Pode ser usado no rosto, pescoço, colo e mãos, mas cada parte recebe diferentes concentrações da substância, quem vai definir é o dermatologista. A aplicação é simples, dá pra usar em casa, e os resultados aparecem em quatro meses de uso. Como ele descama a pele, pode deixá-la um pouco irritada no começo do tratamento e por causa dessa sensibilidade é praticamente proibido tomar sol, mesmo com protetor solar, para não causar manchas! 


Ácido Salicílico


Este é o ácido ideal para tratar da pele masculina, já que afina a camada da pele, impede a ação de fungos e bactérias e controla a oleosidade. Também é usado contra caspa, seborréia, acne e ictiose (também conhecida com doença de escama de peixe). Outra função é agir com antiinflamatório. Além de ajudar a escamar a pele, o ácido salicílico também hidrata a pele e age diretamente na prevenção de rugas. 


Acne


Popularmente chamada de espinha, é uma inflamação em determinado ponto da pele e ocorre quando há excesso de secreção das glândulas sebáceas. É mais comum que apareça no rosto, nas costas e nos ombros e pode ser causada por diversos fatores, dentre os principais: desregulação hormonal, estresse, falta de higiene, e uso de algum cosmético mais oleoso. Muitas vezes há infecção nos poros bloqueados, que ficam com pus. Quando isso ocorre, deve-se evitar espremer ou apertar o local para não agravar o quadro ou deixar a pele com manchas. O ideal é passar um secativo para espinhas. Se as acnes insistirem em aparecer e em grandes quantidades, deve-se procurar um dermatologista. 


Acupuntura


Técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, a palavra acupuntura vem do latim acus (agulha) e punctura (puncionar). A prática propõe a cura através da pressão de pontos pré-determinados do corpo, os acupontos. Conhecida como a técnica das agulhas, pode também ser realizada com ventosas, massagens, sementes, moxa (um bastão em brasa que aquece o ponto a ser curado), estímulos elétricos e, mais recentemente, com lazer. Muito comum em países do oriente, chegou ao ocidente só no século 18, trazida por um jesuíta europeu. Os chineses já mapearam mais de mil acupontos no corpo humano, divididos em 14 grupos. A técnica só pode ser aplicada por especialistas e é bastante usada para curar dores em geral, estresse, sinusite, problemas hormonais, asma, insônia, incontinência urinária e até paralisia facial. 


Alisamento capilar


É a técnica que alisa, amacia ou reduz volume dos cabelos. Em geral, são produtos quimicamente fortes para garantir o aspecto desejado por um tempo determinado, e por isso mesmo, podem irritar ou até queimar a pele. É imprescindível que o produto seja registrado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e que só profissionais especialistas façam a aplicação. Além disso, é indispensável um teste de mecha antes da aplicação em todo o cabelo, para saber se os fios têm resistência ao produto que será usado. Se você sentir ardência durante a aplicação, deixe a vaidade de lado e peça para o profissional lavar imediatamente 


Alisamento japonês


É uma técnica de alisamento que deixa o cabelo superliso e cuja química responsável pelo efeito jamais sai do fio. Desta maneira, só é preciso retocar à medida que a raiz cresce. No procedimento são utilizados produtos químicos muito fortes, por isso, é necessário passar por uma avaliação bastante rigorosa para saber se o tipo de fio é compatível com o procedimento. Em alguns cabelos, o alisamento japonês pode ter efeito artificial e, sendo assim, a melhor opção ainda é a boa conversa com pelo menos dois profissionais de confiança. Lembre-se também de que o formol foi proibido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, portanto, toda a técnica de alisamento não pode conter nem mesmo uma porcentagem ínfima do produto. (ver também Alisamento) 


Alongamento de fio


É uma técnica profissional para deixar os cabelos mais longos, na qual são colocados fios de cabelo nas pontas dos próprios fios, um por um. Como é impossível fazer isso em todo o cabelo, são colocados esses apliques em pontos estratégicos, para dar um volume natural ao mesmo tempo em que deixa os fios mais longos. Mesmo assim, é um procedimento muito demorado e detalhista, podendo levar mais de quatro horas. Existem dois tipos básicos de alongamento, o Mega Hair e o Great Lengths. No primeiro, os fios são unidos através de uma cola de silicone especial para cabelos. No segundo, eles são unidos por polímeros de queratina, que ficam quase imperceptíveis no fio porque são da mesma cor do cabelo utilizado – trata-se de um procedimento mais moderno. Hoje em dia há também como alongar as madeixas com a ajuda de um aparelho específico para isso, que age através de um laser que agiliza todo o processo de colagem das emendas dos fios. 


Amônia


A amônia é um gás sem cor e com um cheiro bem forte. Nos cosméticos, aparece em algumas tinturas para cabelos, mas que, se usadas conforme as instruções da embalagem, não representam risco para a saúde. Do contrário, pode fazer olhos lacrimejarem e, em grandes quantidades, provoca sufocamento. 


Ativador de cachos


É um creme capaz de definir melhor os cachos, no maior estilo Debaixo dos caracóis dos teus cabelos, como recitaria Caetano Veloso. Muitos produtos vão além e também hidratam e domam os fios rebeldes. Alguns ativadores podem ser usados antes do baby liss, e com o calor do aparelho ainda garantem brilho e luminosidade aos cachinhos. 


Autobronzeador


São cremes que, com o uso contínuo, conseguem pigmentar a pele em alguns tons e dão a impressão de visual bronzeado. A aplicação é simples, mas requer dois cuidados importantes: tem que espalhar bastante para ficar bem uniforme, e as mãos devem ser lavadas logo em seguida a aplicação, para que as palmas não fiquem manchadas. Cuidado especial nas dobras, como cotovelos e joelhos.

Baby liss


É um aparelho parecido com a chapinha, que também deve ser ligado na tomada para esquentar, mas serve para fazer cachos. Ao invés de ter uma superfície chata, como a da chapa, ele é cilíndrico e feito para envolver as mechas de cabelo a fim de deixá-las cacheadas. Quanto menor for o diâmetro do baby liss, mais fechados ficam os cachinhos. O cabelo da Gisele, quando os cachos ficam soltos e despojados, é um tipo de uso do baby liss. O penteado ajuda a tirar volume de cabelos muito crespos ou armados, ou, ao contrário, dá volume às madeixas lisas demais. Para montar seu look, você só precisa de um aparelho de baby liss (você enrola as mechas de cabelo e segura enquanto ele esquenta e modela). 


Balaiagem


Técnica de coloração de cabelos na qual são feitas mechas mais finas somente na parte superior do cabelo com tom sobre tom. Normalmente é indicado misturar no máximo três tons de cores, todas bem semelhantes. Ao contrário de outros procedimentos, as mechas da balaiagem não ficam definidas nos cabelos, dando a impressão de estarem mais espalhadas e desfocadas. Por isso, essa técnica é perfeita para aquelas que gostam de clarear os cabelos aos poucos e desejam um efeito mais natural. 


Banho de lua


Também conhecido como banho dourado, é um tratamento muito usado no verão porque clareia pelos e penugens dos braços, costas, barriga e bumbum. Antes da descoloração, a pele recebe uma esfoliação para retirada de células mortas. O tratamento termina com uma hidratação, que também funciona como relaxamento, já que o creme é aplicado com movimentos de massagem, para ser absorvido de forma profunda. Antes de fazer o banho de lua, é preciso testar os produtos que serão usados, para evitar alergias. Mulheres grávidas ou peles com machucados profundos não devem passar pelo tratamento. 


Base


Item de maquiagem ideal para uniformizar o tom da pele. Existe na forma líquida, em mousse, em creme ou compacta. Alguns maquiadores preferem utilizá-la após o corretivo e outros preferem antes. Uma boa base cobre todas as imperfeições da pele e é considerada indispensável pelos profissionais. Prefira as bases com fator de proteção solar e mais fluidas, pois deixam um aspecto mais natural. Experimente passar o produto com um pincel próprio para base para espalhá-lo melhor. 


Base de alta definição


o produto minimiza os poros, oferecendo perfeita cobertura, luminosidade e aspecto leve 


Batom


Produto praticamente de uso diário (se ainda não for, comece a pensar nisso!) usado para colorir os lábios. Há diversos tipos de batons no mercado: cremosos, líquidos, opacos, brilhantes, transparentes, ultrafixantes. É possível encontrar também batons com protetor solar e até hidratantes. O batom do jeito que a gente conhece hoje foi criado em Paris, na década de 20, mas a prática de colorir a boca começou a ser usada lá no Egito antigo, quando as mulheres passavam substâncias naturais nos lábios para agradar os faraós. Entre os tons básicos para qualquer bolsa estão o cor de boca, o vermelho e marrom. Para aplicar, basta seguir o contorno da boca. Um truque para fixar bem o produto é passá-lo, retirar o excesso com um lenço, passar um pouco de pó e repassar o batom. 


Bioplastia


A Bioplastia é conhecida como a plástica sem cortes. As cirurgias acontecem com anestesia local, onde uma cânula de meio milímetro de diâmetro implanta biomateriais anatômicos na pele. Ela serve para quem quer aumentar o volume e delinear partes do rosto e do corpo, como nariz, bumbum, mãos, maçã do rosto e lábios. O procedimento pode ser feito com anestesia local e em consultórios, por isto é bem mais barato que uma cirurgia plástica mais invasiva. A recuperação é rápida e em alguns casos não necessita nem de repouso. Justamente por todas estas facilidades, tem gente que se empolga demais e acaba exagerando nas intervenções, por isto é preciso cautela. 


Blush


São vários os tipos de blush: em pó, cremoso e líquido, mas todos têm em comum a intenção de valorizar as maçãs realçando ou corrigindo essa parte do rosto. Na década de 30 se usava bem em mais marcado e avermelhado, mas hoje tem inúmeros tipos de tons, inclusive naturais como beges ou marrons. 


Bobes


Se quando você pensa em bobe vem a imagem da D. Florinda do Chaves à cabeça, esqueça isso já! O bobe é um rolinho muito simples e barato, que pode ser usado em casa para alisar ou enrolar as madeixas e, acredite: consegue um efeito avassalador. Depois de serem colocados de lado por causa do baby liss e da chapinha, o produto se renovou, e hoje é possível encontrar bobes de plástico, velcro (que dispensam o uso dos grampos) e até térmicos. Quanto menor a largura do bob, mais enrolado fica o cabelo, por isso, se a ideia é dar volume a fios longos e lisos, use os bobes mais largos. Se quiser um efeito mais prolongado, use também um fixador ou mousse.


Botox


É a marca registrada da toxina botulínica, que ajuda a suavizar linhas de expressão e rugas. Foi a primeira a ser liberada para uso estético, por isso ficou tão conhecida que acabou dando nome ao procedimento. Assim como o Botox, existem vários outros produtos com a mesma intenção. A toxina butolínica interrompe a produção de acetilcolina, um neurotransmissor que leva ao cérebro os comandos para movimentar os músculos. Sem a mensagem do cérebro, o músculo não contrai e não marca a pele. Só pode ser aplicada por dermatologistas ou cirurgiões plásticos.


Bronzant


A palavra é um adjetivo em francês para aquilo que provoca bronzeamento. No mundo maravilhoso da maquiagem, é um iluminador em pó que garante um look bronzeado ao make, mas que deve ser usado com moderação, para não borrar o rosto. 






Bronzeamento a jato


Um produto autobronzeante é espirrado no corpo e, depois de agir quimicamente, tonaliza a pele com um tom dourado. 





Bronzeamento artificial


Técnica que imita os raios de sol para garantir a cor do verão em qualquer estação do ano. O bronzeamento mais comum é conhecido como cama de UVA, uma referência aos raios ultravioletas A. Nela, lâmpadas têm potencia duas a três vezes maior que a luz natural do sol. Em geral, dermatologistas condenam essa técnica, já que em altas doses, os raios UVA envelhecem a pele e podem até causar câncer.


Cabelo afro


Os cabelos de afrodescendentes, ou apenas cabelos afro, são finos e com tendência a serem ressecados, por isso, por muito tempo foram considerados "cabelo ruim". A partir da década de 70, quando o movimento black extrapolou os Estados Unidos e ganhou o mundo, as cabeleiras black power viraram moda e sinônimo de estilo. Hoje, o cabelo afro conquistou seu espaço no mercado de cosméticos, com inúmeros produtos especialmente desenvolvidos para esse tipo de fio, sem contar o aumento de salões especializados em alongamentos, dread e tranças de raiz. É a prova definitiva de que black is beautiful! 


Cabelo desfiado


Corte de cabelo no qual algumas mechas são desfiadas com a navalha ou com a própria tesoura. Feito sempre por um profissional, esse corte é moderno e pode ajudar a reduzir o volume das madeixas, deixá-las mais despojadas e mais assentadas ao formato do rosto da pessoa. 






Cabelo misto


Em geral, os fios mistos têm as pontas ressecadas e a raiz do cabelo mais oleosa. Nesses casos, o ideal é usar condicionador apenas nas pontas, para hidratá-las e não carregar ainda mais o couro cabeludo. No mercado, há xampus e condicionadores específicos para esse tipo de cabelo, que pretendem equilibrar suas características. 





Cabelo repicado


Corte de cabelo feito em camadas. É diferente do corte desfiado porque o profissional não precisa necessariamente deslizar a navalha ou a tesoura em algumas mechas. O corte repicado pode deixar o rosto mais anguloso, disfarçar o queixo proeminente, por exemplo, dar a sensação de volume e é considerado um corte mais moderno devido ao caimento nada certinho dos fios. 





Carboxiterapia


É um procedimento moderno realizado por médicos, e permitido pela ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária), no qual o gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo com uma agulha fininha. Com isso, há uma melhora na circulação e oxigenação dos tecidos, amenizando a celulite, a gordura localizada e a flacidez. A carboxiterapia é muito bem aceita pelos médicos por causa de seus resultados surpreendentes. Desse modo, ela também é indicada para tratar estrias e olheiras e para ajudar no rejuvenescimento do corpo e rosto graças ao estímulo à formação de colágeno que ela propicia. O tratamento da carboxiterapia – que pode causar no paciente a sensação de ardor, mas com duração de apenas poucos segundos – é feito em sessões e, dependendo do problema e da área a ser cuidada, pode incluir de 10 a 20 sessões, podendo ser feitas uma vez por semana ou conforme o médico recomendar. Uma sessão dura, em média, de 20 a 30 minutos, não sendo necessário o repouso após as sessões. 


Caspa


Todos nós temos o fungo malassezia na cabeça, e em condições normais, ele se alimenta de óleos que o corpo libera. Isso ajuda a revitalizar a pele dessa parte do corpo. A caspa acontece quando esse fungo se prolifera de forma descontrolada e superestimula o processo de troca de pele. A renovação acelerada de células mortas forma as indesejáveis caspas. 





Celulite


É a inflamação da célula e faz nossa pele parecer uma casca de laranja. Pode ser encontrada em diferentes graus, desde furos menores até marcas bem expressivas. Aparece na pele em locais onde a gordura localizada se aloja mais facilmente, como coxas, bumbum, coxa, barriga e braços. Alimentação muito gordurosa e calórica e falta de exercícios podem ajudar a piorar e aumentar a celulite no corpo. A celulite aparece muito mais em mulheres que em homens, e apesar de inúmeros cremes e procedimentos para acabar com esse terror, ainda é um problema sem cura definitiva. 


Chapa térmica


Carinhosamente chamada de chapinha, causou uma verdadeira revolução na cabeça das mulheres, ou melhor, nos cabelos. Basicamente ajuda a alisar os fios de forma rápida e simples. Uma das versões mais vendidas no mercado brasileiro é a chapinha de cerâmica, que desliza melhor nos fios. O ideal é usar a chapinha em cabelos limpos, e de preferência secos, no máximo, úmidos, para não fritar os fios. Pode ser usada para finalizar a escova. Para não ressecar o cabelo, é legal usar creme termoativo antes da chapa, e hidratar os fios com frequência. 


Cirurgia plástica


Cirurgia plástica é toda intervenção cirúrgica que remodele ou reconstrua partes do corpo para que se tornem o mais próximo possível do natural. O Brasil é um dos países referência em plástica no mundo, mas é sempre bom lembrar: antes de fazer a cirurgia, confira se o seu médico tem especialização em Cirurgia Plástica e é credenciado na SBPC (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). 


Cirurgia plástica estética


É toda cirurgia plástica realizada para corrigir ou remodelar a aparência de partes do corpo, quando a mudança está diretamente ligada a auto-estima do paciente. Muito comum em mulheres, que em geral se sentem insatisfeitas com a aparência. Como qualquer cirurgia plástica, a estética requer cuidados específicos durante o procedimento, por isso deve ser feita num local de confiança e com um médico cadastrado à SBPC (ver também Cirurgia Plástica). 




Cirurgia plástica reconstrutiva


É necessária quando o corpo apresenta anomalias por causa de acidentes, má formação, doenças ou infecções. Muitas vezes, a cirurgia reconstrutiva vai além da melhora de função e ajuda a remodelar a aparência dos pacientes - o que é ótimo no trabalho de recuperação da auto-estima para muitos casos (ver também cirurgia plástica). 


Concealer


Nome em inglês de corretivo (ver Corretivo). 








Condicionador


É usado depois do xampu, para hidratar e alisar os fios do cabelo. Ajuda na hora de pentear a cabeleira, mas não pode ser usado em grande quantidade para não pesar as madeixas. Em cabelos mistos, deve ser usado só nas pontas, para não deixar a raiz oleosa. Produtos a base de queratina ajudam também a renovar os fios e garantem brilho. 


Coque banana


Sinônimo de elegância, o coque banana é muito usado para festas de formatura e casamentos. O ideal é escovar as madeixas antes de prender o coque. Para montar o penteado, é preciso enrolar o cabelo da nuca para o alto da cabeça. O charme é deixar visual mais fofo que um coque convencional (aqueles de alto de cabeça, redondinho). 





Corretivo


Item de primeira necessidade, principalmente depois de uma noite de balada. Como o próprio nome já diz, ele corrige e disfarça as olheiras. Hoje é possível encontrar uma gama extensa de tipos de corretivo: em bastão, líquido e até em pó. Para não ficar feio, você tem que saber combinar com a cor da sua pele. 




Cosméticos manipulados


São os chamados “feitos sob medida” através de fórmulas prescritas pelo dermatologista. Na consulta, o médico avalia seus problemas e elabora uma fórmula de ingredientes milagrosos que não existe para ser comprado em farmácias comuns. Desse modo, o paciente deve levar essa fórmula em uma farmácia de manipulação, que tem o profissional (químico, farmacêutico ou cosmetólogo) que vai preparar o produto conforme os ativos e a porcentagem solicitada pelo médico. Depois disso, o cosmético manipulado sai quentinho do forno, ou do laboratório, nesse caso. 


Cosmetólogo


Não, cosmetólogo não é um especialista em cometas, mas ele existe para fazer a gente brilhar. O cosmetologista é o responsável por estudar e aprimorar as fórmulas dos produtos de higiene e beleza. É ele quem testa toda substância envolvida nas fórmulas que usamos para limpar, tratar, melhorar e embelezar nossa pele, cabelos e unhas. 


Curvex


Curvex é um aparelho que ajuda a curvar os cílios. A explicação é simples, mas o efeito é avassalador: o curvex valoriza o olhar e garante charme a cada piscada. Com corpo de tesoura, que pode ser de plástico ou de metal, tem uma ponta côncava que encaixa nos cílios. Tem que ter cuidado para pressionar - segure no máximo 15 segundos e confira se a borracha está em ordem, para não quebrar os cílios. Você pode finalizar o make do curvex com um rímel, que vai realçar ainda mais o visual. 


Curvex térmico


Uma invenção ainda mais tentadora, o curve térmico tem o mesmo princípio que o convencional, mas com uma vantagem: ele aquece (normalmente funciona com pilhas) e o calor modela ainda mais os cílios. As curvas ficam mais marcantes e o olhar mais chamativo. 


Cutícula


É a pele fininha que fica ao redor das unhas, para protegê-las contra vírus e bactérias. Hoje em dia existe a tendência de não retirar a cutícula, mas apenas o excesso das peles que levantam ao redor do dedo. Também é importante hidratar e limpar bem as cutículas, para evitar doenças, como verrugas. Para quem tira as cutículas na manicure, é sempre bom lembrar cuidados básicos: o alicate e outros instrumentos devem ser esterilizados e a profissional deve usar luva ou lavar a mão antes de fazer as unhas. Entre as doenças de salão, está a hepatite.


Decapagem de fios


É um processo de descoloração que serve para “descamar” o fio do cabelo, retirando a tintura dele. Desse modo, são retirados todos os pigmentos de tinta do fio e ele acaba ficando bem fino e quebradiço, praticamente sem proteção. Essa técnica é feita no salão e normalmente para quem tem os fios tingidos de escuro e quer ficar loira ou bem ruiva. Vamos frisar que esse processo detona os fios, os deixam bem ressecados e parecendo mortos, como uma palha. Ser você tem o cabelo bem escuro e quer muito ficar loira, o melhor a fazer em se tratando da saúde dos fios, é esperar o cabelo crescer até que ele fique praticamente sem tinta. 


Demaquilante


Os demaquilantes são produtos que ajudam a retirar a maquiagem. Podem ser líquidos, cremosos ou sabão. Os dois primeiros são usados com rodelas de algodão, já o sabão age em conjunto com água. 



Depilação com cera


A dermatologia é uma das especialidades da medicina e o dermatologista é o médico especialista em pele e seus complementos: unhas, cabelos e mucosas (boca e genitais, por exemplo). Como a gente quer estar sempre linda, o dermatologista acaba entrando na lista dos nossos melhores amigos: tudo o que diz respeito a nossa pele, do rosto e do corpo, tem quer ser tratado com ele. Antes de sair comprando cremes milagrosos ou maquiagens de qualquer tipo, passe por uma consulta e descubra cosméticos e cremes que têm a ver com a sua pele. 


Dermatologista


A dermatologia é uma das especialidades da medicina e o dermatologista é o médico especialista em pele e seus complementos: unhas, cabelos e mucosas (boca e genitais, por exemplo). Como a gente quer estar sempre linda, o dermatologista acaba entrando na lista dos nossos melhores amigos: tudo o que diz respeito a nossa pele, do rosto e do corpo, tem quer ser tratado com ele. Antes de sair comprando cremes milagrosos ou maquiagens de qualquer tipo, passe por uma consulta e descubra cosméticos e cremes que têm a ver com a sua pele. 


Dermocosméticos


São produtos cosméticos que possuem uma fórmula diferenciada e muito rica, com tecnologia moderna, que possuem uma concentração grande de ativos de eficiência cientificamente comprovada através de diversos estudos e testes dermatológicos. Por isso, possuem eficácia comprovada e maior garantia de resultados certeiros. São cuidadosamente avaliados por órgãos de vigilância sanitária e defesa do consumidor, podendo levar meses para serem liberados, tamanho o rigor das provas de segurança e confiabilidade as quais são submetidos. Normalmente são prescritos por dermatologistas, o que faz a eficácia desses produtos aumentar, pois são direcionados para que alcancem os melhores resultados possíveis para um cosmético. Existe uma gama imensa de dermocosméticos: hidratante, clareador, protetor, solar, tratamento para olheiras, anti-rugas, anti-acne, regulador de oleosidade, anti-caspa e etc 


Dmae


A sigla Dmae significa ácido dimetilaminoetanol e é uma substância superpotente capaz de deixar a pele mais firme e diminuir as rugas. Alguns dermatologistas dizem que por enquanto o Dmae é o único cujos resultados no combate à flacidez dos olhos e do pescoço são expressivos. Na verdade, o que essa substância faz é justamente repor o que nossa pele perde conforme vamos ficando mais velhos. Em alguns casos, a melhora pode ser percebida logo em seguida a aplicação do produto – que normalmente é usado sob a forma de creme – provocando o chamado efeito lifting. Com o uso continuado da medicação os resultados tornam-se duradouros, melhorando todos os aspectos do envelhecimento cutâneo. Indica-se que o tratamento com essa substância seja feito por pelo menos quatro meses, para que os efeitos durem mais e sejam mais aparentes. 


Drenagem linfática


Técnica de massagem que estimula o sistema linfático, movimentando a linfa (líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos, que causa o inchaço). Com isso, é possível reduzir medidas, gordura localizada e amenizar a celulite. A técnica foi criada em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e por sua mulher. Hoje em dia, sua principal função é retirar esses líquidos acumulados entre as células e remover os resíduos metabólicos. Daí, os resquícios que ficavam no corpo são encaminhados para o sangue pela circulação e depois são liberados pelo organismo. Também ajuda na regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário e relaxa. A massagem pode ser feita com as mãos (em forma circular e movimentos combinados com maior ou menor pressão), ou com aparelhos (feita por um sistema que infla e desinfla uma espécie de bolsa). A técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática. 


Duo base


Item de maquiagem que é uma mistura de pó e base em um só produto, que é compacto e deve ser aplicado com a ajuda de uma esponja molhada ou pincel para base. É perfeito para cobrir qualquer imperfeição ou manchinha do rosto e já deixa a pele uniformizada e aveludada ao mesmo tempo. O produto pode vir com fator de proteção solar e normalmente tem durabilidade grande.




Efeito glossy


Efeito de maquiagem que deixa a pele mais molhadinha, quase parecendo suada, como se estivesse com gloss nas têmporas. Esse efeito é bastante usado no verão, pois dá um aspecto saudável e adere bem à pele. Produtos cremosos e gloss dão esse efeito. Para os cabelos, quando os fios estão molhados de gel ou spray de acabamento molhado, também podem ser considerados glossy. 



Efeito mate


Efeito mais opaco e seco na maquiagem, mais natural e até aveludado. Você pode dizer que a pele de uma modelo está mate, por exemplo, quando está praticamente natural, apenas com uma cobertura leve de base, mais aveludada e nada brilhante e nem molhada. O mesmo efeito pode-se aplicar à boca. 


Endermologia


Massagem feita por meio de um aparelho específico, que proporciona relaxamento profundo e estimula a circulação linfática. Dessa forma, destrói células de gordura e nódulos de celulite. Além de aliado no tratamento da celulite, também reduz medidas. 


Escova inteligente


Técnica de alisamento dos fios feita no salão, no qual é possível lavar os cabelos no mesmo dia em que o procedimento foi realizado. Também ajuda a reduzir o volume sem deixá-los chapados, sem movimento e com efeito artificial. Nos cabelos crespos, a escova inteligente solta os cachos e ameniza o frizz. Além de tudo, essa escova ainda tem propriedades capazes de deixar os fios mais sedosos, fortes e brilhantes, pois conta com substâncias que dão mais força e brilho. O efeito da escova inteligente dura por um tempo aproximado de dois a três meses e demora de uma a três horas para ser feita. É importante enfatizar que o uso do formol foi proibido pela ANVISA e os salões que realizam a escova inteligente com formol estão agindo contra a lei e arriscando a prejudicar a saúde de seus clientes. 


Escova progressiva


Outra técnica de alisamento dos fios feita no salão. É semelhante a escova inteligente, mas não é possível lavar os cabelos no mesmo dia, precisando esperar dois ou três dias. Além disso, algumas progressivas (as mais antigas) não possuem o poder de hidratar os fios. Existem dezenas de variações dessa escova (de chocolate, marroquina, francesa, de morango, de luz, alisamento japonês, etc.), porém, todas são muito parecidas e possuem os mesmos objetivos, mudando apenas alguns detalhes em sua formulação. A progressiva também reduz o frizz dos cabelos e dura em média dois meses. Não se esqueça de escolher as progressivas sem formol e sempre siga à risca os cuidados pós-procedimentos que o profissional indicar. 


Esfumado


Estilo de passar lápis ou sombra que traça um sombreado leve na pálpebra superior e também rente aos cílios inferiores. Alguns lápis possuem um esfumador na extremidade, que é espécie de borrachinha ideal para fazer esse estilo, que é mais despojado e pode conferir à maquiagem um toque de naturalidade. De qualquer maneira, também é possível fazer o esfumado nos olhos dando leves borradinhas no traçado de lápis com as pontas dos dedos. 


Esponja queijo


Tipo de aplicador de maquiagem, ideal para passar base e corretivo, pois ajuda o produto a ficar mais espalhado e uniformizado no rosto. A esponja queijo tem esse nome por ter o formato de um pedaço de queijo, meio furadinha. Ela pode ser utilizada quando molhada também, pois deixa o efeito do make ainda mais natural. 





Estria


O terror das mulheres (e até de homens!), as estrias são marcas que se formam na camada intermediária da pele quando as fibras do corpo são esticadas além da capacidade de distensão. Podem aparecer durante a gestação, porque as fibras elásticas são abrigadas a aumentar de tamanho, durante o crescimento na adolescência e como consequência do efeito sanfona (de engordar e emagrecer várias vezes num curto espaço de tempo). Em geral, os locais mais comuns para o aparecimento de estrias é nas mamas, quadris, coxas, bumbum e culotes. Embora a medicina estética esteja bem desenvolvida, ainda não inventaram nenhum método milagroso que elimine estrias, principalmente as mais graves, com aparência de riscos vermelhos. O ideal ainda é tentar previni-la, com o uso de cremes a base de colágeno e óleos hidratantes.


Formol 


é um composto líquido usado para preservar cadáveres. Esta característica fez a substância virar elogio estético: "Nossa, está conservada no formol!" quer dizer que a pessoa tem uma pele ótima, linda e provavelmente, sem rugas. Nos últimos tempos, o formol ficou bastante popular nos salões de beleza, sendo utilizado em porcentagens em alguns procedimentos de alisamento e relaxamento dos fios. Porém, ficou comprovado que esse composto pode causar câncer e danificar em grande escala a estrutura dos fios com o uso contínuo. Seu uso nos salões foi então proibido pela ANVISA e quem continuar usando deve ser denunciado. Hoje, apenas quantidades controladas estão liberadas para uso como conservante em produtos de higiene bucal e cosméticos ou endurecedor de unhas. 


Fortalecedor de unhas


É como se fosse uma base de esmalte e funciona como um tratamento para unhas fracas e quebradiças. Normalmente, é usado embaixo do esmalte. 






Foundation


Sinônimo em inglês para base (ver Base). 


FPS


Sigla para se referir ao fator de proteção solar. Quanto maior o fator, maior a proteção contra os raios ultravioletas. Com a evolução dos cosméticos, muitos produtos acabaram ganhando FPS. Agora é possível encontrar no mercado desde cremes para as mãos com fator de proteção solar, até base, pó, batom e etc. 


Frizz


Sabe quando fica aquele emaranhado de cabelo no topo da cabeça, ou quando tomamos chuva e o cabelo fica com aquele aspecto meio elétrico? É justamente isso. Alguns produtos podem ser passados nas madeixas a fim de evitar ou até mesmo diminuir o frizz, tais como o silicone, o leave-in ou algum protetor específico para secar os fios. O cabelo liso possui menos frizz do que os cabelos ondulados ou cacheados. Porém, se escovados, eles tendem a ficar com mais frizz, caso a pessoa não utilize um creme para selar as cutículas e assentar os fios. É importante dizer que o frizz nos cabelos também pode ser considerado estiloso. Sabe aquele visual despojado típico de quando saímos da praia ou de quando tomamos vento nos cabelos? Pois bem, ele está super em alta. Dá para construir esse efeito bagunçado sexy com o uso de pomadas, ceras e alguns tipos de cremes, que devem ser passados em algumas mechas, esfregando os dedos nos fios.

Ginseng


Conhecida por propriedades que ajudam na qualidade de vida e no desempenho físico, a erva é a mais estudada e comercializada em todo o mundo, principalmente pela Medicina Tradicional Chinesa. A parte mais importante do ginseng é sua raiz, que leva entre quatro e seis anos para crescer. Existem quatro tipos de Ginseng: Chinês ou Coreano (Panax ginseng), Americano (Panax quinquefolius), Ginseng Silvestre e Ginseng Vermelho. O Chinês é considerado estimulante e ajuda na circulação sanguínea, enquanto o Americano tem efeito calmante. Considerado uma raridade, o Silvestre é a planta cultivada naturalmente, sem a intervenção do homem. Já o Vermelho é o ginseng Chinês ou Coreano aquecido: com o calor, ele passa a ser um estimulante sexual e pesquisas indicam que ele ajuda no combate ao câncer. 


Gloss


É um tipo de batom usado para deixar a boca com aparência de umedecida. Além de gloss colorido em vários tons, há também o transparente, que combina com qualquer cor de batom. Várias marcas têm também gloss com aroma de frutas (melancia, morango e uva, por exemplo), um charme a mais na hora de beijar (e conquistar) aquele gato.




Henna


A palavra de origem árabe é o nome de uma planta original do norte da África e da Índia. É conhecida pelo corante que dá para fazer com suas folhas secas. Este corante é usado como recurso natural para tingir os cabelos, que ganham uma tonalidade castanho-avermelhada. Só é preciso cuidado, pois ela pode ressecar os fios. A henna também é bastante usada pelas mulheres indianas para pintar e decorar a pele. Aqui no Brasil, é usada durante o verão nas tatuagens temporárias, que duram cerca de uma semana. 



Hipoalergênico


Significa que não produz reações alérgicas. Os cosméticos que tiverem essa palavrinha impressa na embalagem foram submetidos a testes rigorosos de alergia e, no resultado, deram negativo. Quem tiver a pele sensível deve procurar esse tipo de cosmético.


Lápis labial


Lápis específico para contornar os lábios. Deve ser usado antes do batom ou gloss. O ideal é combinar um lápis e batom de cores parecidas. Outra opção coringa é ter um lápis cor de boca, que combina com qualquer cobertura. 


Laquê


Solução aquosa geralmente vendida em tubo, com formato de spray, usada para fixar e modelar cabelos. O primeiro laquê lançado comercialmente chegou às lojas em 1948, em Illinois, nos Estados Unidos. 


Leave-in e leave-on


Creme sem enxágüe para ser utilizado depois das lavagens, geralmente nos cabelos ainda úmidos. Ideal para todos os tipos de cabelo e o objetivo é que ele hidrate os fios ao mesmo tempo em que os proteja das agressões externas, retendo a umidade natural do cabelo. Nunca deve ser usado na raiz, para não deixar os cabelos oleosos e ensebados. Prefira passar sempre nas pontinhas ou no comprimento dos fios. Existem diversos tipos de cremes leave-in: para cabelos coloridos, para cabelos ressecados, para cabelos sem vida, para cabelos volumosos, com frizz, cacheados e etc... 


Lenços anti-oleosidade


Sabe quando a pele fica com aquele aspecto de batatinha frita? Pois os lenços anti-oleosidade servem para deixar a pele sequinha novamente. São folhas bem finas que parecem de plástico. Quando você encosta na pele (principalmente na zona T do rosto), ela absorve a gordura que fica em evidência, brilhando. E o melhor: podem ser usados em cima da maquiagem que ela não borra e nem sai. 


Limpeza de pele


Técnica feita por profissionais (dermatologistas ou esteticistas) para remover cravos e impurezas da pele do rosto. A limpeza de pele deve ser feita pelo menos de dois em dois meses e pode ser manual – na qual o especialista tira os cravos apertando delicadamente a pele, depois de ter sido preparada para receber a pressão – ou feita por sucção, no qual um aparelho específico com a ponta parecida com a de uma seringa puxa os cravos e impurezas para fora da pele, sem apertar a pele. 


Lip balm


É o nome em inglês dos hidratantes labiais. Ótimo para quem fica com a boca ressecada em dias frios ou quando toma sol. 


Lip tint


Trata-se de um tipo de batom que tinge os lábios como uma aquarela. Sua consistência é leve e aguada e ele não possui brilho. Como ele fixa bem nos lábios, o lip tint é absorvido pela pele dos lábios e não mancha copos e guardanapos e nem estampa o famoso beijo na bochecha do colega. 


Lipoaspiração


Cirurgia estética feita para remoção da gordura de partes do corpo como abdômen, nádegas, pescoço e coxas. O procedimento usa um tubo e um aspirador especial. Também conhecida como liposucção ou lipoescultura. 


Lipstick


Sinônimo em inglês para batom (ver Batom). 


Loiro platinado


Tipo de tom de cabelo loiro super claro, quase branco, e que é verdadeiro fetiche entre os homens (é só lembrar-se da sensualidade de Marilyn Monroe!) e sonho de consumo de muitas mulheres. Dependendo da cor do fio, são necessárias muitas descolorações para chegar ao tom – o que pode prejudicar muito os fios, deixando-o extremamente ressecado e quebradiço, o chamado efeito palha. Por isso, a hidratação é essencial. Os retoques de raiz também são muito importantes, para não dar aquele efeito bicolor. 


Look girlie


Termo usado quando a maquiagem ou o penteado de alguém é bem feminino, com cores ou acessórios cor de rosa, delicados, fofos e tudo aquilo que meninas adoooram! 


Luz pulsada


Termo usado quando a maquiagem ou o penteado de alguém é bem feminino, com cores ou acessórios cor de rosa, delicados, fofos e tudo aquilo que meninas adoooram! 


Luzes


Técnica de descoloração de cabelos na qual são feitas mechas bem fininhas nas madeixas. Todas as cores de cabelo podem receber luzes, porém, os cabeleireiros indicam para a pessoa escolher sempre tonalidades próximas a cor natural dos cabelos, para ficar o mais natural possível. Uma dica legal é pegar uma foto sua de quando bem criança e reparar com atenção na cor que eram seus fios. Peça para o cabeleireiro tentar achar tons próximos.

Make


A palavra make-up (maquiagem, em inglês) é um termo carinhoso para chamar a maquiagem pronta. A palavra make é usada para se referir ao look da maquiagem. Por exemplo, se a pessoa está usando uma sombra com brilhinhos, um blush com pigmentos de brilho e gloss molhado nos lábios, pode-se dizer que ela está usando um make brilhante. 


Mamoplastia


Cirurgia dos seios que pode ser tanto redutora, quanto de aumento, mais conhecida como prótese mamária. Muito usada em casos de câncer do seio (como implante) e em problemas de coluna (na redução). 


Manteiga de karité


Retirada de um fruto ultrarrico em óleo vegetal, a manteiga de karité pode ser tanto encontrada em cosméticos para cabelos, como máscaras hidratantes e condicionadores, como para cremes para o corpo (normalmente os mais densos, que previnem estrias e ressecamento). Resumindo, a manteiga de karité é perfeita para hidratar e amaciar os fios e a pele. 


Maquiagem


Entenda os significado dos novos produtos de maquiagem 


Maquiagem de alta definição


Formulada com micro-pigmentos que refletem a luz, diminuindo assim os efeitos provocados pelas 'sombras' das rugas. Disfarça completamente manchas e irregularidades da pele em qualquer ambiente e em qualquer iluminação 


Máscara de argila


Bastante usada como tratamento de beleza, ela deixa a pele mais limpa e com o aspecto mais bonito e reluzente, pois remove impurezas e oleosidade. A máscara de argila é natural e é preparada, na maioria das vezes, manualmente, com sopa de argila medicinal. Algumas pessoas utilizam essa máscara depois de fazer uma limpeza de pele. Mas o ideal é consultar seu dermatologista antes de utilizá-la, para evitar qualquer problema. 


Máscara de hidratação


Tratamento condicionante para os cabelos. Normalmente é necessário deixar que ela aja pelo menos por 3 minutos nos fios antes do enxágue final. Há máscaras com várias finalidades (para fortalecer, reparar danos, evitar quebra dos fios, manter a cor e etc.) 


Máscara para cílios


ver Rímel. 


Massagem modeladora


Tipo de massagem, que deve ser feita por um profissional, cuja finalidade é modelar as formas do corpo (principalmente culotes, quadris e cintura). Através de manobras rápidas e intensas sobre a pele, o profissional utiliza pressão, como se estivesse amassando e remodelando suas medidas. Outros objetivos dessa massagem são: a quebra da cadeia de gordura (que permite a remodelagem do corpo e das curvas), diminuição da gordura localizada, combate à flacidez e celulite e melhora do tônus muscular. Normalmente é feita nas coxas, nos quadris e na cintura. 


Mega hair


Método de alongamento capilar que usa cola quente para aplicar mechas. Nele, cabelos humanos são ligados aos fios já existentes na cabeça de quem recebe o aplique. 


Mesoterapia


é a técnica em que substâncias nutritivas são aplicadas na pele ou na camada abaixo dela (subcutânea superficial) com várias picadas de agulha. A intenção é tratar celulite, gordura localizada, flacidez e estrias. Parece simples, mas só pode ser realizada por um médico, em sessões semanais (normalmente, os pacotes de mesoterapia têm dez sessões). Os nutrientes ajudam a liberar a gordura nos locais da aplicação, que deve ser queimada, por isso tem que conciliar com exercícios físicos. Uma alimentação saudável também garante um melhor resultado, ou seja, se você comer loucamente vai acumular gordura novamente. 


Mesoterapia facial


é quando as técnicas de mesoterapia são usadas para melhorar a aparência do rosto, com substâncias nutritivas, ácidos, vitaminas e revitalizantes (ver também Mesoterapia). 


Microlipo


Nome usado para se referir a procedimentos cirúrgicos estéticos idênticos ao da lipoaspiração, porém, em regiões menores e em menores escalas. De qualquer maneira, também é uma cirurgia e representa os mesmos riscos da lipoaspiração comum. Portanto, não se engane. Consulte alguns médicos de confiança (sempre mais do que um) caso esteja interessada em submeter-se a esse procedimento.

Óleo mineral


Também utilizado como hidratante e lubrificante corporal, o óleo mineral é uma parafina líquida, um líquido pesado e um produto de baixo custo. Por ser um produto secundário e de qualidade mais baixa, não é tão indicado para ser usado como hidratante, pois forma uma barreira na pele e não é tão absorvida por ela. Não é o melhor tipo de óleo, prefira os vegetais. 


Óleo secante


Tipo de esmalte bem líquido e oleoso, para ser passado depois que as unhas estão feitas e pintadas. Serve para acelerar o processo de secagem das mesmas e evitar que pelos, sujeiras ou pós grudem no esmalte ainda molhado. 


Óleo vegetal


Hidratante corporal em forma de óleo que, por ser vegetal, é uma gordura extraída das plantas, especialmente das sementes. Esses óleos contem altos agentes hidratantes, glicerina e são insolúveis em água, mas bem absorvidos pela pele humana.

Palette


São produtos de maquiagem que se apresentam em três ou mais cores diferentes num único conjunto, como por exemplo, os conjuntos de sombra ou de blush. As combinações de cores podem ser de forma aleatória ou para montar um look específico - sombras azul, cinza e prata, para makes de festa, por exemplo. 


Pancake


O pancake foi criado nos anos 30 pela companhia americana The Max Factor, para servir como uma base específica para os palcos. Com alto poder de cobertura, é aplicado com uma esponja úmida. É um bom recurso para cobrir marcas do rosto, mas hoje em dia não é muito utilizado porque é um cosmético que ficou ultrapassado. É muito denso e pode entupir os poros, deixando um aspecto artificial. 


Pantenol


É uma vitamina muito usada para curar doenças de pele, como dermatites e fissuras nos mamilos. Quando aplicada nos cabelos, ajuda a domar fios rebeldes e melhora a elasticidade, brilho e maciez. 


Pedra pomes


Uma rocha vulcânica, a pedra pomes é muito usada na sua forma mais natural para esfoliar pés e calos. Também pode ser usada em cosméticos como sabões e esfoliantes. O uso é ótimo, mas é preciso atenção: esfoliar muito a pele pode machucá-la. O ideal é fazer, no máximo, uma vez por semana. 


Peeling químico


vem do verbo em inglês peel, que significa descascar. O peeling químico é um procedimento onde o dermatologista usa substâncias químicas específicas para ajudar a descamar as células mortas da região desejada. Pode acontecer em diferentes níveis, de acordo com a área a ser tratada: no rosto acontece uma versão mais forte, enquanto que em mãos, braços, pescoço e colo são feitos níveis mais superficiais do tratamento. Só mesmo o dermatologista pode realizar o peeling químico, já que é um procedimento bastante dolorido e a pele demora cerca de dez dias para se recompor. Pele craquelada


Efeito típico de quando a pele está com muita maquiagem e, com o passar do dia, a cobertura do make vai rachando, evidenciando o excesso de produtos. Se a sua pele estiver muito seca e você passar base e pó, é muito provável que ela fique com esse aspecto de terra seca. Para isso não acontecer, nada melhor do que dar uma pequena hidratada com um produto que dê suavidade ao mesmo tempo em que contenha a oleosidade da pele ao longo do dia. Ou então pode passar um pouco de primer, que deixa a pele preparada para receber o make. 


Pelo encravado


Situação na qual o pelo não consegue romper a barreira da pele e, sendo assim, fica preso, formando um pontinho preto ou uma bolinha inflamada. Muitas mulheres se queixam desse problema, que acomete a maioria. Alguns cuidados são necessários na hora de evitá-los e preveni-los. Cuidado ao raspar os pelos ou depilar com cera e experimente fazer uma esfoliação leve com produto específico ou uma esponja natural duas vezes por semana durante o banho. Certos tipos de cremes, por serem mais pesados, podem contribuir para o aparecimento de pelos encravados. Além disso, jamais aperte, cutuque ou esprema a área em que o pelo encravou. Ao sinal de qualquer problema mais grave, melhor consultar um dermatologista de confiança. 


Permanente de cílios


Imagine cílios volumosos e milimetricamente curvados já ao acordar... é o que promete o permanente dos cílios, uma técnica que acentua a curvatura natural dos fios e deixa o olhar charmoso naturalmente, sem precisar de rímel ou máscara. O procedimento é feito com bigudin, pequenos bobes onde os cílios serão enrolados, com a ajuda de um adesivo especial. A aplicação leva em torno de dez minutos e dura em torno de dois meses. Mas cuidado: deve ser feito só por especialistas com experiência para aplicar o tilgliconato de amônia usado no permanente. 


Pilates


Associa elementos de diversas outras práticas de exercícios para deixar o corpo escultural ao mesmo tempo em que trabalha a mente, a resistência física e o bem-estar. É um agregado de técnicas de conscientização de controle corporal e respiração. Os exercícios fortalecem e alongam os músculos, aumentando a elasticidade do corpo. Porém, essas atividades são feitas com muita calma, sem estresse ou agitação, através de movimentos suaves, mas persistentes. Uma aula de pilates pode ser muito relaxante. Algumas pessoas dizem que é o melhor exercício para modelar o corpo da mulher. Essa técnica tem como grande preocupação a melhora da postura e trabalha os componentes físicos e mentais de dentro para fora. Qualquer pessoa pode praticar pilates. Cada aula é única, os resultados são rápidos e duradouros e existem aparelhos e acessórios criados especialmente para o pilates. 


Pincel de cerdas sintéticas


Tipo de pincel com menor durabilidade, se comparado ao de fibras sintéticas. Porém, são perfeitos para espalhar produtos cremosos e mais densos. Para escolher um bom pincel, verifique sua maciez. O pincel precisa acariciar a sua pele e não machucá-la ou deixá-la irritada. 


Pincel de fibras naturais


Esse tipo de pincel dura mais e permite que a maquiagem seja espalhada de forma mais uniforme, dando um acabamento mais natural. Por isso, são mais caros. Normalmente são usados para maquiagens com textura em pó. Existem tipos de pincéis – para passar base, por exemplo – que só são feitos em fibras sintéticas. 


Pincel Kabuki


Pincel de cerdas naturais, bem macio, ideal para espalhar maquiagens como pó, base mineral, pó bronzeador, blush e outros produtos com textura em pó. 


Pincel vassoura


Tipo de pincel para maquiagem que tem o formato de uma vassourinha, por isso o nome. É perfeito para tirar aqueles resíduos de sombra em pó que caem embaixo do olho. Experimente cobrir as olheiras com pó solto da cor da pele e depois passe a sombra em pó. Sabe toda aquela sujeirinha que cair sob as olheiras? Pode tirá-la com esse pincel, “varrendo” tudo para fora do rosto. O pincel vassoura também é muito bom para passar iluminador em pó nas têmporas ou, então, blush rosinha em pó mais acima das maçãs do rosto. Em frente o espelho, teste e veja as possibilidades desse pincel. Vale a pena ter um. 





Deve ser utilizado após a base para dar um acabamento aveludado à pele. O pó pode conter FPS e não deve ser utilizado com a pele limpa, mas sempre após uma leve correção. Alguns tipos são pesados e deixam a pele com aspecto bem artificial. Por isso, aposte em uma versão suave, o chamado pó translúcido, que até ajuda a fixar o make. O uso do pó cai melhor à noite, pois a luz do dia pode evidenciar a maquiagem. Algumas mulheres gostam de usá-lo porque pode ajudar a conter a oleosidade da pele. Porém, sempre fique atenta ao aparecimento de cravos. Se eles surgirem com o uso do produto, é necessário reforçar a higiene (demaquilante, esfoliante suave de uso diário e sabonete de limpeza). Se mesmo assim os cravos persistirem, troque de pó. Já se este item não agrada a você, experimente utilizar a base em mousse, que uniformiza a pele ao mesmo tempo em que garante um toque aveludado. 


Ponta dupla


Aparecem nos fios quando a cutícula que protege as pontas se quebram das fibras do cabelo. Não tem ao certo uma regra: pode ser causada como consequência do uso de produtos químicos, de maus tratos do sol ou do vento e até da escovação. Alguns produtos podem ajudar a diminuir a ação das pontas duplas, como óleos a base de keratina capilar. Mas para eliminar de vez as pontinhas, a melhor solução é encarar a tesoura em intervalos de dois meses, para aparar os fios. 


Pós-xampu


Nesta categoria, estão incluídos todos aqueles itens que podemos usar na cabeleira após o xampu normal, ou seja, todas as infinidades de cremes, condicionadores e finalizadores. 


Powder


Termo em inglês para pó (ver Pó). 


Pré-xampu


Para ser usado ainda antes do xampu normal, prepara os fios para melhor receberem o tratamento do xampu e condicionador habituais, reforçando os benefícios destes. Ele não deve ser usado sozinho e o cabelo deve ser enxaguado após o uso. Dependendo do tipo, o melhor é usá-lo uma vez por semana. Mas sempre vale a pena dar uma olhadinha nas instruções do modo de usar. 


Primer


Item de maquiagem que deve ser o primeiro a ser utilizado. É como um preparador de pele em forma de creme, para deixá-la mais uniformizada. Em geral, tem agentes que controlam a oleosidade ao longo do dia e fixam a maquiagem. O primer pode conter fator de proteção solar e também é chamado de pré-maquiagem, pois deixa a pele pronta para receber o make.

Raio UV


A Radiação Ultravioleta (UV) são raios solares invisíveis podem queimar a pele e causar envelhecimento, câncer e danos nos olhos e no sistema imunológico. E se engana quem pensa que só os dias de sol emitem raios UV: dias nublados também deixam passar os efeitos nocivos, por isto o uso de protetor solar todo dia é tão importante. Roupas de tecidos leves e que de preferência cubram parte do corpo também são bem-vindas. Se estiver na praia ou no parque, abuse dos óculos de sol e de chapéu. Não dispense também o uso de protetor para os lábios. 


Raio UV A


Um tipo de raio ultravioleta. Causa envelhecimento da pele e pode causar câncer. (ver também Raio UV) 


Raio UV B


Tipo de raio ultravioleta, o Raio UV B deixa a pele vermelha e pode até causar queimaduras e câncer de pele. (ver também Raio UV) 


Reflexo


Técnica de descoloração dos fios na qual são feitas muitas mechas claras, mudando significamente a cor do todo dos cabelos. 


Relaxamento


Procedimento realizado no salão, ideal para cabelos crespos ou bem ondulados. Como o próprio nome diz, ele relaxa as ondas e solta os cachos, deixando o cabelo com menos volume e com a aparência de mais hidratados. Na realidade é a mesma coisa da escova progressiva, pois são utilizados os mesmos ativos (normalmente tioglicolato de amônia, guanidina e hidróxido de sódio), porém, em quantidades diferentes e utilizados de outra forma, pois a finalidade não é deixar os cabelos tão lisos, no caso do relaxamento. Não se esqueça de que o formol foi proibido pela ANVISA. Portanto, nada de relaxamento com ele, ok? Para saber se tem formol, fale com seu cabeleireiro. Em termos práticos: ardeu ou lacrimejou? Então tem formol! 


Rímel


O mesmo que máscara para cílios. É indispensável para valorizar o olhar. Você pode usar as cores básicas preta, cinza, marrom e transparente, ou ousar para um look de balada com rímel prata, azul, verde ou até violeta. Há diferentes tipos de aplicadores de máscara, em geral os mais fininhos alongam os cílios e os mais espessos dão volume. É possível encontrar máscaras a prova d'água, mais resistentes e que não borram. 


Roacutam


Verdadeiro milagre contra as espinhas, principalmente nos casos mais críticos, quando a pele fica bem vermelha e inflamada. O nome é comercial, da empresa Roche. O princípio ativo do Roacutam® é a Isotretinoína, que consegue acabar com a inflamação dos pontos de acne e diminui a produção de sebo (que causa a acne). O problema é que, por ser um remédio muito forte, só pode ser tomado sob orientação de um dermatologista, e quem toma assina um Termo de Consentimento. No caso das mulheres, é proibido engravidar, porque a Isotretinoína pode causar má formação no feto ou até um aborto. Além disso, os efeitos colaterais também são muitos, como ressecamento da pele, narinas e olhos, dores nas articulações e juntas e queda de cabelos. Durante o período de uso do remédio, o sol está proibido, por isso muita gente faz o tratamento no inverno. 


Rouge


Termo que nossas avós usavam para se referir ao blush. Antigamente as mulheres usavam o rouge para deixar as bochechas mais coradinhas e a expressão mais saudável (ver também Blush).

Secativo de espinhas


Ideal para acelerar o processo de cicatrização da espinha. Sabe quando ela está prestes a explodir e você não sabe mais o que fazer? Pois agora saiba que pode contar com o secativo, que tem agentes que inibem a inflamação e a conseqüente vermelhidão e inchaço que normalmente são tão característicos das espinhas. Muitos secativos são também corretivos de espinhas, como um produto 2 em 1. Lembre-se de que espremer uma espinha é totalmente proibido. Conte sempre com esses truquezinhos. O secativo está aí para isso! 


Shiatsu


A palavra shiatsu é de origem japonesa e significa pressão dos dedos (shi= dedo e atsu= pressão), mas a verdade é que a técnica foi desenvolvida a partir dos conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa. Há mais de 5 mil anos. É uma massagem feita com os polegares, dedos e palmas, que fazem pressão à pele, corrigindo disfunções internas, mantendo a saúde e tratando doenças específicas, além de promover o equilíbrio mental e reduzir a fadiga. De acordo com o conhecimento dos chineses, o fluxo de energia do corpo humano pode sofrer alterações quando ocorre uma disfunção entre o Yin e o Yang, o que gera sintomas de doenças. O objetivo principal do shiatsu é restabelecer esse equilíbrio energético vital. Essa massagem – que pode levar desde 15 minutos até uma hora e meia – ainda é capaz de curar ansiedade e insônia, fobias e depressão, desequilíbrios sexuais, amenizar dores e contribuir para a longevidade. 


Shower gel


Item cosmético parecido com o sabonete líquido, ideal para ser usado durante o banho. A maioria desses tipos de sabonete possuem um pH equilibrado, fazem bastante espuma, contêm óleos hidratantes e são considerados altamente relaxantes. 


Silicone


É possível referir-se ao silicone de duas maneiras. A primeira é sobre próteses, como implantes nos seios, nos glúteos, nos lábios e etc. E a outra é em relação ao produtinho que usamos nas madeixas depois de secas para ajudar a selar a cutícula e amenizar o arrepiado dos fios. Desse modo, o silicone (para cabelos) é tido como um tipo de finalizador para as pontas. 


SPA


O SPA é um espaço totalmente destinado à prestação de serviços ligados a atividades específicas de lazer saudável, alimentação equilibrada, contato com a natureza, atividades físicas e exercício de relaxamento, massagem e etc. A palavra SPA deriva da expressão latina salute per aqua, que traduzindo à letra significa saúde pela água. Existem vários tipos de SPA: SPA médico, SPA de Hotel, SPA de Resort e SPA de ginásio. Todos os SPA têm um objetivo. Como normalmente o SPA é um complexo turístico, onde a pessoa passa pelo menos alguns dias realizando atividades ligadas ao bem-estar, surgiu o termo Day SPA. A vida corrida e a falta de tempo para descansar fizeram com que surgissem os spas urbanos, espaços de menor dimensão também destinados às pessoas que quisessem ter hábitos saudáveis, com direito a massagem, tratamentos de estética e medicina não invasiva e etc. Desse modo, no Day SPA, a pessoa tem ao menos a chance de desfrutar desse pacote de serviços por um dia. 


Spray de fixação seca


É o famoso laquê. Mas hoje em dia esse laquê é diferente: ele não pesa tanto no cabelo, e pode ter fixação suave, média ou forte. O aspecto seco no cabelo pode ser uma vantagem na hora de criar estilos no cabelo. Ele pode deixar o cabelo com um frizz despojado, sujando o penteado, como nós chamamos. 


Spray secante para as unhas


Acelera o processo de secagem do esmalte das unhas. 


Sun kissed


Efeito de coloração no cabelo que parece que os fios foram queimados pelo sol. Eles ficam com leves mechas mais claras, mais concentradas nas pontas.

Terapia capilar


A terapia capilar estuda os métodos mais modernos de tratamento dos fios e do couro cabeludo, como queda, caspa e seborréia, por exemplo. Além disso, o terapeuta capilar conhece toda a estrutura capilar, o que a fibra necessita e estuda as necessidades de cada fio, oferecendo alternativas viáveis e eficazes para cada problema. 


Termo-ativo


Quando na embalagem de algum produto vem escritas essas palavrinhas, significa que o efeito do produto é potencializado com o calor. Normalmente é o caso de alguns cremes para o cabelo, ideais para serem usados nos fios ainda úmidos para depois passarem pelo secador ou chapinha. Com eles, é muito mais provável que a escova dure por mais tempo e que a umidade não tenha um efeito tão desolador sobre os fios. Quem tem o problema de fios volumosos ou com muito frizz, é a solução ideal. Além de tudo, os cremes termo-ativados normalmente protegem o cabelo do calor do secador, chapinha e baby liss, que é altamente prejudicial à saúde dos fios. 


Tesoura desfiadeira


Tipo de tesoura supermoderna e perfeita para fazer um corte mais despojado e diferente. Dependendo de como o profissional corta o cabelo, ela pode consegue tirar o volume e criar estilos. Já existem cursos profissionalizantes que ensinam os truques dessa tesoura. 


Textura mousse


Como o próprio nome sugere, a textura mousse está virando moda em diversos itens de maquiagem (blush, base, sombra, corretivo, batom), pois dá um acabamento muito natural, é fácil de espalhar (pode ser espalhada com a mão ou com a ajuda de um pincel) e é leve, o que é ideal para a pele das brasileiras devido ao clima mais quente. 


Tintura


Termo usado para se referir às tintas de cabelo. A descoloração dos fios não é considerada uma tintura. 


Trança embutida


É um tipo de trança feita há muitos anos, que começa bem no topo da cabeça, misturando-se com os fios do couro cabeludo, até chegar ao comprimento do fio. 


Tricologista


É o profissional especializado em cabelos e pêlos. Vem das palavras gregas Thricos (cabelo) e Logos (estudo). O estudo consiste em solucionar os variados problemas capilares. A tricologia é a ciência que estuda esse tema e congrega profissionais ligados a ele, como químicos, biólogos, cosmetólogos, farmacêuticos, nutricionistas e médicos. 


Trionda


É um aparelho similar a chapinha e ao baby liss, mas ideal para deixar os fios frisados, como se a pessoa tivesse ficado com uma trança de gomos bem apertados durante horas. Sabe aquele aspecto todo onduladinho que o cabelo fica? É exatamente assim, só que a trionda consegue esse resultado de forma muito mais prática e rápida, graças ao formato e ao calor do aparelho, que deve ser ligado na tomada.

Velashape


É um novo aparelho que combina radiofreqüência com ondas de luz infravermelha e sucção a vácuo. O tratamento com o velashape, feito no mínimo em 10 sessões, promete ótimos resultados no combate à celulite, redução de medidas e da flacidez da pele. Cada sessão dura cerca de 40 minutos e custa em média mil reais.

Xampu anti-idade 


O xampu anti-idade tem como objetivo a manutenção da jovialidade dos fios. Isso não quer dizer que seja um produto indicado para as pessoas mais velhas, pois o fio envelhece muito mais rápido do que pensamos. A poluição, o sol, o cloro e o sal, o uso de secadores e chapinhas, o excesso de química e os maus cuidados com o cabelo fazem com que ele fique enfraquecido e perca a vida muito antes do tempo. Por isso, esse xampu tem alto poder hidratante e acaba protegendo os fios desses agressores externos. 


Xampu antirresíduo


Para ser usado no máximo uma vez por semana, o xampu antirresíduo possui alto poder de limpeza, retirando as impurezas mais profundas do fio e os resquícios de produtos que acabam deixando os cabelos opacos e sem vida. Por ser um xampu mais forte, ele deve ser usado somente em casos de necessidades específicas, pois pode ressecar um pouco os fios. 


Xampu sólido


Tipo de xampu que parece uma barra de sabonete. Ainda não é muito comum no Brasil, mas já é possível ver alguns modelos por aqui. Esse xampu é ideal para cabelos oleosos e pode ser usado diariamente. Porém, aconselha-se que o uso do xampu seja alternado para que o fio não se acostume com determinados produtos e ativos.

Yoga


É uma prática milenar que se iniciou na Índia e trata-se de um tipo de exercício que trabalha o físico e a mente. Além disso, a prática estimula o equilíbrio, a força, os bons hábitos, a manutenção da saúde e leva a pessoa ao autoconhecimento. Existem várias versões da yoga, mas no geral, esse exercício trabalha com energias que guardamos em chakras (canais dentro do corpo onde circula a energia vital que nutre órgãos e sistemas). O grande objetivo da yoga é introduzir o ser humano ao amadurecimento e fazendo com que alcancemos um equilíbrio na saúde, na vida profissional, social e amorosa. Dentre os principais benefícios da yoga, estão a potencialização da concentração, o estímulo a criatividade, o auxílio no funcionamento dos sistemas e o aumento da flexibilidade e resistência física.


Zona T


É a região da testa e do nariz (pode ir até o queixo), conhecida por esse nome pelo formato que representa. É a área com maior concentração de oleosidade do rosto e deve ser tratada com mais cuidado, por isso alguns cosméticos são destinados exclusivamente para o uso desta parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas aqui nos comentários...