GLOSSÁRIO ANTI-IDADE



Ácido hialurônico

O que é

Substância produzida naturalmente em nosso organismo, responsável por preencher os espaços entre as células.

Como age

Possui alto poder hidratante, regenerando a espessura da pele. "Em lugares com alta umidade relativa do ar, o ácido atrai a água do ambiente para o interior da pele, retendo-a por mais tempo", ensina o dermatologista Adilson Costa. É esse aumento no volume de água que deixa o tecido mais "cheio", reduzindo a flacidez e as depressões causadas pelas rugas. "Estudos recentes mostram que o ácido hialurônico ainda é capaz de estimular a proliferação das células da epiderme, camada superficial da pele, tornando-a mais firme", diz ele. Use a partir dos 40 anos.




Linhas e rugas

Os agentes antioxidantes atacam os radicais livres e são os mais indicados.  





Ácido retinoico e retinol

O que são

Derivados da vitamina A, foram os primeiros ativos anti-idade. Entre os ácidos, são os que têm o maior número de comprovações científicas. "O retinoico é o único agente aprovado e reconhecido pelo FDA (órgão americano que regulamenta remédios e alimentos) com ação antienvelhecimento", diz o dermatologista Sergio Talarico, professor da Universidade Federal do Estado de São Paulo. Já o retinol é a versão mais branda do retinoico.



Resveratrol

O que é

Substância presente principalmente no vinho tinto e no mirtilo, rica em polifenóis (antioxidantes naturais).

Como age

Protege a pele contra os danos causados pelos raios UVB, responsáveis por queimaduras e pelo fotoenvelhecimento, que provoca manchas, rugas e flacidez. Por inibir a proliferação de células tumorais, também é usado na prevenção do câncer de pele. Ainda tem ação anti-inflamatória, atenuando a acne, e restaura a luminosidade do rosto, pois reduz o ressecamento. "É indicado em especial após a menopausa, já que influencia na reparação do tônus e na diminuição das rugas", diz a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo. Use a partir dos 40 anos.



Chá verde

O que é

O extrato é obtido das folhas não fermentadas da planta Camellia sinensis.

Como age

Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, atua protegendo o DNA das células. "Sua atividade é similar à da vitamina C, pois ajuda na formação de colágeno, melhorando a estrutura e o tônus da pele", afirma a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo. Possui 25% de catequinas - o principal componente antioxidante -, enquanto o chá preto, seu principal concorrente, tem apenas 4%. Se comparado com o resveratrol, é um pouco menos potente. Por isso, a recomendação é aplicar em peles que apresentem os primeiros sinais da idade. Use a partir dos 30 anos.



Niacinamida
O que é

Vitamina B3 é o nome popular dado ao composto, integrante do grupo de vitaminas do complexo B.

Como age

Em peles mais jovens, atua como um poderoso hidratante e até firmador. Nas mais maduras, clareia manchas e combate linhas finas (não é tão eficaz nas rugas profundas). "Ele se destaca das outras vitaminas por apresentar várias ações e ser tolerado por qualquer tipo de pele, mesmo as mais sensíveis", informa o dermatologista Adilson Costa, coordenador do Núcleo de Pesquisa Clínica em Dermatologia da PUC-Campinas. Pode ser aplicado durante o dia ou no período da noite. Use a partir dos 30 anos.




Manchas

Os ativos inibidores ou que combatem o acúmulo de melanina são as grandes estrelas.





Vitamina C

O que é

Também conhecida como ácido ascórbico, é o antioxidante com o maior número de publicações científicas que comprovam seu efeito.

Como age

Além de prevenir o surgimento de rugas e manchas, suaviza as que já existem. "A vitamina C, o mais potente dos antioxidantes, tem ainda efeito clareador e ação anti-inflamatória", esclarece Luciana Lourenço, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. O ativo bloqueia a atuação dos radicais livres, protegendo estruturas como o núcleo das células e as fibras de colágeno, e regula a ação dos melanócitos, as células que produzem melanina. Use a partir dos 25 anos.



Ácido glicólico

O que é

Extraído da cana-de-açúcar, apresenta moléculas menores que as dos ácidos das frutas (málico e cítrico) e, por causa disso, é absorvido de maneira mais profunda e mais rápida.

Como age

Esfolia delicadamente o tecido e tem ação hidratante e clareadora. "Ativa a renovação celular e ainda é indicado para combater manchas de sol, da idade ou aquelas que surgem com a gravidez", afirma Denise Steiner. Costuma ser utilizado em peelings suaves ou no tratamento de cicatrizes de acne. Não é recomendado para peles sensíveis. Antes de se expor ao sol, é importante lavar bem o rosto para retirar o produto e aplicar protetor solar. Use a partir dos 30 anos.



Ácido kójico

O que é

Produzido pelo cogumelo japonês koji, é usado também na fermentação do arroz para produção de saquê.

Como age

Atua principalmente como despigmentante leve, atenuando sardas, melanoses e melasmas - em peles oleosas, o efeito tende a demorar um pouco mais para aparecer. "Não provoca irritação e, por ser mais levinho do que outros ácidos, pode ser associado a cosméticos para uso diurno", explica a farmacêutica Camila Estopa, da Pharma Nostra, em São Paulo. Além disso, não mancha o rosto com a exposição ao sol. Também funciona como antisséptico, impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele e combatendo, indiretamente, a acne. Use a partir dos 25 anos.




Flacidez

Destaque para as substâncias que estimulam o colágeno e têm alto poder hidratante.





Ácido hialurônico

O que é

Substância produzida naturalmente em nosso organismo, responsável por preencher os espaços entre as células.

Como age

Possui alto poder hidratante, regenerando a espessura da pele. "Em lugares com alta umidade relativa do ar, o ácido atrai a água do ambiente para o interior da pele, retendo-a por mais tempo", ensina o dermatologista Adilson Costa. É esse aumento no volume de água que deixa o tecido mais "cheio", reduzindo a flacidez e as depressões causadas pelas rugas. "Estudos recentes mostram que o ácido hialurônico ainda é capaz de estimular a proliferação das células da epiderme, camada superficial da pele, tornando-a mais firme", diz ele. Use a partir dos 40 anos.



Vitamina E

O que é

O termo engloba um grupo de substâncias com atividade antioxidante.

Como age

Além da ação contra os radicais livres, tem papel importante na elasticidade da pele por estimular a produção de colágeno. "Também é hidratante e essencial para a regeneração dos tecidos, incluindo pele, ossos, músculos e nervos", afirma o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo. Essa vitamina pode ser usada em protetores solares manipulados, hidratantes ou cremes noturnos. Ganha mais eficácia se associada à vitamina C. Use a partir dos 40 anos.



Soja

O que é

Princípio ativo rico em proteínas e isoflavonas (substância similar ao estrógeno, hormônio feminino).

Como age

A função principal da isoflavona é nutrir a pele. "Ela estimula a produção de colágeno, aumentando a firmeza do tecido, além de uniformizar a textura e hidratar", explica a farmacêutica Camila Estopa. Como imita o efeito do estrógeno, é receitada, em forma de cápsulas, por alguns médicos, como alternativa natural para atenuar sintomas da menopausa. Apresenta também propriedades imunoestimulantes e antioxidantes. Use a partir dos 45 anos.




Prevenção

A palavra-chave aqui é multifunção: ingredientes que hidratam, estimulam o colágeno e a elastina e protegem contra os danos causados pelo sol são essenciais para retardar o envelhecimento




Coffee berry

O que é

Originário do fruto do café, é extraído antes da maturação completa do grão - fase na qual apresenta maior concentração de polifenóis (substâncias antioxidantes).

Como age

Pode suavizar a textura da pele, mas não combate as rugas já existentes. Por esse motivo, é recomendado apenas para prevenir os primeiros sinais. "O potencial antioxidante é dez vezes maior que o da vitamina C e do chá verde", afirma o dermatologista Alexandre Okubo, de São Paulo. No organismo, fortalece as defesas contra fatores agressivos, como sol, stress, cigarro e poluição, que produzem radicais livres e danificam o DNA das células, provocando manchas e linhas de expressão. Use a partir dos 25 anos.



Extrato de brócolis

O que é

Derivado do vegetal, é um poderoso antioxidante. Contém vitaminas A e C e compostos como isotiocianatos, flavonoides e carotenoides, todos considerados guardiões das nossas células pela ação contra o envelhecimento.

Como age

É anti-inflamatório e previne contra manchas e ressecamento. Um dos diferenciais é a presença do sulforafano, composto capaz de estimular enzimas desintoxicantes existentes no organismo (por isso, acredita-se que seja um promissor agente preventivo contra o câncer). "Ele melhora a firmeza da pele e, por suas propriedades, protege dos danos causados pelo sol, inibindo a formação de melasmas", diz a dermatologista Carla Vidal. Use a partir dos 25 anos.



Ácido ferúlico

O que é

Substância que estabiliza uma mistura das vitaminas C e E, aumentando o poder antioxidante delas. Os três juntos intensificam em até oito vezes o efeito antioxidante de cada ativo (daí a indicação de uso associado).

Como age

A aplicação prolon­gada de produtos com o ingrediente melhora a tex­tura e o tom da pele, além de reduzir as linhas finas. "Também tem ação fotoprotetora, defendendo o tecido das agressões dos raios ultravioleta e prevenindo a formação de eri­te­mas", acrescenta Denise Steiner. Use a partir dos 25 anos.



Goji berry

O que é

Essa fruta, com propriedades antioxidantes, é natural de países orientais, como China, Tibete e Mongólia.

Como age

Retarda o aparecimento de rugas e marcas de expressão e previne a flacidez do rosto. A ação antioxidante se deve à alta concentração de vitamina C: cada 100 gramas de goji berry seca têm 2,5 mil miligramas de vitamina C. "Os frutos de goji contêm 18 dos 20 aminoácidos existentes, mais betacaroteno do que a cenoura e mais ferro do que o espinafre", enumera Alexandre Okubo. Além disso, essa frutinha ainda detém 21 minerais importantes e as vitaminas B1, B2, B6 e E. É justamente esse complexo de vitaminas e minerais o responsável por combater o acúmulo de radicais livres, principais causadores do envelhecimento da pele. Use a partir dOS 25 anos.



O bom e velho filtro solar

Apesar de não ser propriamente um ativo anti-idade, o filtro solar é indispensável a qualquer produto aplicado no rosto (seja creme ou maquiagem). Responsável por impedir a penetração dos raios UVA e UVB na pele, funciona, assim, como o melhor agente preventivo contra rugas, flacidez e manchas. Use diariamente produtos que contenham, no mínimo, FPS 30.


SUGESTÕES DA MARY KAY CONTRA OS SINAIS DE IDADE QUE VÃO CHEGANDO:

O BOM TRATAMENTO ANTI-IDADE COMEÇA MUITO ANTES DOS SINAIS DE ENVELHECIMENTO, PARA ISSO A MARY KAY TEM A LINHA BOTANICAL EFFECTS:


QUANDO VÃO CHEGANDO OS 30 ANOS E OS PRIMEIROS SINAIS DE LINHAS DE EXPRESSÃO VÃO SURGINDO TEMOS A LINHA TimeWise:

E AGORA A MAIS RECENTE LINHA TimeWise Repair:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas aqui nos comentários...